14/10/20 13h17

Birigui é a segunda no país e primeira do Estado em Desempenho da Gestão

Folha da Região

O município de Birigui é a segundo colocado nacional e o primeiro do Estado no Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União. Este ranking é produzido pelo Ministério da Economia por meio da plataforma digital “Painéis Gerenciais+Brasil”. Isso significa que a cidade é referência em todo o Brasil no desempenho quanto à qualidade das suas propostas e no processo de gestão dos instrumentos firmados com a União.

Para o cálculo do índice são considerados os seguintes indicadores: qualidade das propostas; capacidade de atendimento das condições da cláusula suspensiva; celeridade na execução do objeto; aderência ao planejamento; conformidade da prestação de contas; entrega da política pública; desempenho financeiro e desempenho do cronograma físico.

Em entrevista à Folha da Região, a diretora de Convênios de Birigui, Leni Liranço Mazucato, afirmou que o indicador reflete uma política da atual administração de obter recursos disponíveis na esfera federal e produzir um gerenciamento eficaz durante a vigência dos convênios.

Questionado pela reportagem, o prefeito Cristiano Salmeirão disse que recebeu com muita satisfação o resultado e destacou a importância da equipe de servidores municipais no acompanhamento dos convênios.

Para o Secretário Municipal de Governo, Carlos Farias, “os convênios junto aos entes federados sempre receberam atenção especial de nossa administração, e o corpo técnico existente no município gerencia com muita competência todos os trâmites até a obra realizada ou o serviço disponibilizado para a população.”

NÚMEROS

O índice que destacaram a gestão do município de Birigui são referentes aos dados de setembro e outubro de 2020. A ‘nota’ da cidade foi de 85,29, que é a maior nota desde quando o indicador começou a ser apurado em dezembro de 2018, naquela oportunidade a cidade obteve a nota de 83,37 no índice.

Em setembro, Birigui já havia sido destaque nacional, sendo eleita a terceira melhor cidade do Brasil em governança pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Este índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Ele foi elaborado, a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

Em seu grupo, Birigui está atrás apenas dos municípios de Itapetininga, que lidera o ranking, e Ourinhos, ambos no Estado de São Paulo. E está à frente de Votorantim, que está em quarto lugar; Uba (MG), o quinto; e Franca (SP), que está na sexta posição.

MELHORIAS

A qualidade da gestão dos projetos e verba pública, segundo os autores dos dois índices, é importante para que as prefeituras tenham capacidade de investimento em infraestrutura e setores de base, como assistência social, educação e saúde.

Neste ano, o município abriu, por exemplo, o Cris (Centro de Referência de Integração Social), que é um espaço voltado para atividades esportivas e recreativas da Secretaria Municipal de Esportes. Denominado “Sylvio Gajardoni”, o Cris 1 fica na avenida José Ravagnani, na divisa dos bairros Ivone Alves Palma (Ivoninha) e Thereza Maria Barbieri.

O projeto foi construído em uma área de 2.155 metros quadrados e conta com quadra de basquete 3, quadra de vôlei de areia, sala multiuso para aulas de dança/artes marciais, playground, espaço gramado para lazer e academia ao ar livre.

Também esta sendo feita a construção do Centro de Convenções, que estava parado e perdido desde 2014 em alguns pilares abandonados no Alto do Silvares. Ele está em fase final de construção com previsão de entrega já para o mês de novembro 2020 impressiona pelos quase 4,5 mil metros de espaço com estrutura para realização de eventos múltiplos.

O projeto de Birigui que será um dos maiores espaços coberto para eventos da região está localizado numa área de 9.670,00 metros quadrados, com estacionamento para 1.000 veículos e flexibilidade de público entre 3.000 a 6.000 pessoas conforme a modalidade do evento. O investimento total de 4,7 milhões de reais foi viabilizado pelo financiamento à infraestrutura e ao Saneamento através da Caixa Econômica Federal.

fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2020/10/13/birigui-e-a-segunda-no-pais-e-primeira-do-estado-em-desempenho-da-gestao/