14/12/10 14h14

Blue Tree planeja captar US$ 400 milhões para abrir 45 hotéis até 2015

Valor Econômico

A rede de hotéis Blue Tree planeja levantar R$ 680 milhões (US$ 400 milhões) entre potenciais investidores para inaugurar 45 empreendimentos, nos próximos cinco anos. Com isso, vai mais que dobrar de tamanho diante das atuais 27 unidades, sendo 25 da bandeira Blue Tree, do segmento quatro estrelas, e duas da marca Spotlight, da categoria econômica. "Esse é um plano de crescimento consolidado com o pé no chão", diz a presidente e fundadora da rede Blue Tree, Chieko Aoki. De acordo com ela, o plano de expansão tem como foco o mercado doméstico, mas ela não descarta abrir hotéis fora do país, "se aparecer uma oportunidade muito boa". Do total de 25 hotéis Blue Tree, um está na Argentina e outro no Chile.

O plano de expansão da bandeira Blue Tree prevê a inauguração de seis empreendimentos por ano, o que significa um investimento anual de R$ 180 milhões (US$ 105,9 milhões). Esse montante leva em conta a média de R$ 30 milhões (US$ 17,7 milhões) para a inauguração de cada hotel Blue Tree. O ritmo de expansão da bandeira Spotlight será de três inaugurações por ano até 2015. Para isso, serão reservados R$ 36 milhões (US$ 21,2 milhões) a cada ano. Isso porque cada unidade requer R$ 12 milhões (US$ 7,1 milhões) para ser inaugurada. "Há muito crescimento no segmento econômico, mas o nosso público se identifica mais com a bandeira Blue Tree, que responde pela maior parte do faturamento", afirma Chieko.

A rede Blue Tree deverá encerrar este ano com faturamento de R$ 207 milhões (US$ 121,8 milhões), ou quase 10% de crescimento em relação aos R$ 189 milhões (US$ 96 milhões) do ano passado. A receita por quarto disponível (Revpar, índice de rentabilidade calculado pelo cruzamento do preço da diária com a taxa de ocupação) deverá avançar 17% na comparação com 2009. Para 2011, Chieko acredita em expansão de 20% no Revpar. A diária média dos hotéis da rede Blue Tree acumula 8% de alta em 2010. Para o ano que vem, a estimativa é de crescimento de 15% no preço da estadia.

Na semana passada, a rede lançou um novo conceito para atrair mais hóspedes e tentar conquistar a fidelidade deles. O Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo, abriga até o dia 6 de janeiro uma exposição do artista plástico pernambucano Romero Brito. São 15 obras originais, entre telas e esculturas. "Queremos dar uma visão mais humana para o hotel, associando ele à cultura e à promoção de artistas brasileiros", conta Chieko. Segundo ela, as exposições acontecerão em diferentes hotéis da bandeira Blue Tree.

A rede Blue Tree está na quinta colocação no ranking de oferta de apartamentos, segundo o presidente da Federação Brasileira de de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. O sócio-diretor da consultoria de hotéis HVS, Diogo Canteras, afirma que em primeiro lugar na oferta de apartamentos está o grupo Accor, seguido por Atlantica Hotels, rede BHG e a recém criada Allia.