19/10/12 14h41

BNDES desembolsa R$ 1,2 bilhão para obra em Cumbica

Brasil Econômico

Empréstimo está no nome da Concessionária criada pelo consórcio vencedor de leilão

Privatizado em fevereiro deste ano, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, no bairro de Cumbica, no estado de São Paulo, receberá R$ 1,2 bilhão para reformas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os três terminais concedidos pelo governo à administração da iniciativa privada, Guarulhos é o primeiro a receber recursos públicos para obras.

O dinheiro será liberado em parcelas pelo BNDES, que anunciou ontem aprovação do montante para construção de terminaisde passageiros e de cargas, mais modernização da estrutura atual. O processo de liberação é chamado empréstimo-ponte porque vai aportar os primeiros recursos no aeroporto, “antes que a análise do financiamento de longo prazo seja concluída”, afirma o BNDES em nota.

Também está prevista no projeto de reforma do Aeroporto Internacional de Guarulhos a ampliação do pátio e pistas para aeronaves, de áreas para estacionamento de veículos, além de um novo heliporto. O objetivo é adequar o terminal ao crescimento da demanda prevista para os próximos anos e “aos padrões esperados no contrato de concessão”, que vigorará entre 2014 e 2022.

O empréstimo está em nomeda Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos e Sociedade de Propósito Específico (SPE), que reúne o consórcio vencedor do leilão do terminal, formado pelas empresas Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar), Airports Company South Africa (ACSA), da África do Sul, e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Também foram privatizados, no início do ano, os aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília) e Viracopos (Campinas). Os aeroportos de Brasília e de Guarulhos têm o maior fluxo de passageiros do país e o de Campinas, o maior fluxo de cargas.Opróximo a ser privatizado deve ser o Aeroporto Internacional do Galeão— Antonio Carlos Jobim, localizado no Rio de Janeiro.

Modelo
O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse ontem que o modelo de concessão de aeroportos a ser anunciado pelo governo não trará mudanças radicais em relação às concessões já anunciadas em fevereiro. Figueiredo adiantou que, dessa vez, serão estabelecidos critérios de qualificação maiores para as empresas concorrentes. Segundo ele, no leilão anterior não houve um corte tão rigoroso nessa área.