25/06/08 15h03

BNDES investirá US$ 613,5 mi na recuperação de terras

Gazeta Mercantil - 25/06/2008

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará R$ 1 bilhão (US$ 613,5 milhões) em um programa inédito de recuperação de áreas degradadas para agricultura, revelou ontem o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O plano integra um programa do governo para elevar a produção agrícola e amenizar os efeitos inflacionários causados pelo aumento de preços dos principais produtos. "O BNDES vai contribuir para o novo Plano Safra, por meio de empréstimos a juros negativos. É a primeira vez que isso acontece", afirmou o ministro, após sua palestra no seminário "Perspectivas para o Agribusiness 2008 e 2009". O programa de recuperação de áreas degradadas deve ter juros de 5,75% ao ano, contra uma inflação prevista pelo ministro em 6%. Stephanes explicou que esse tipo de financiamento normalmente tem taxas de 9% ao ano. Durante a sua palestra, Stephanes lembrou que o Brasil conta com uma área de pastagem, bem utilizada ou não, em torno de 210 milhões de hectares, quatro vezes mais do que a atual área plantada no país. O ministro da Agricultura trabalha com a possibilidade de elevar o plantio no país em cerca de 70 milhões de hectares apenas por meio da ocupação de áreas não utilizadas adequadamente para a agropecuária. Segundo Stephanes, a medida também tem o objetivo de evitar o desmatamento para a expansão agropecuária. "Não precisamos derrubar árvores, precisamos melhorar as terras que temos", acrescentou. Stephanes declarou ontem que é essencial que o Brasil se torne auto-suficiente na produção de fosfato e dos fertilizantes nitrogenados. "A auto-suficiência desses insumos é uma questão estratégica que depende basicamente de pesquisa e investimento. Estimamos que este objetivo deve ser alcançado entre cinco a 10 anos", explicou. Conforme o ministro declarou ontem em São Paulo, estudos técnicos e ambientais já foram iniciados pelo governo com a finalidade de atingir essa meta.