23/10/08 16h06

BNDES vai investir na construção civil

Gazeta Mercantil - 23/10/2008

Pouco antes de a crise financeira se revelar, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acelerou o processo de participação acionária nas empresas brasileiras. O movimento de estatização vai crescer ainda mais: a instituição vai apoiar empresas da construção civil e estuda como entrar no setor. Uma alternativa quase dada como certa é a compra de ações de construtoras, por meio da BNDESPar. A preocupação do governo em anunciar medidas de apoio ao setor imobiliário tem fundamentos sérios na economia. O setor emprega 7% da população ocupada no País - 6,1 milhões de pessoas - e também responde por cerca de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O foco na construção civil é inédito do BNDES, pois este papel sempre coube à Caixa Econômica Federal (CEF). O banco até o momento não financia nem apoia construtoras com participação acionária. Tem participação em pelo menos 180 empresas, mas não atua no setor. A BNDESPar aumentou os investimentos em capital de empresas em 25% no primeiro semestre do ano - o equivalente a R$ 5 bilhões (US$ 2,3 bilhões). Os investimentos em participações saltaram de R$ 15,7 bilhões (US$ 7,1 bilhões) para R$ 20,9 bilhões (US$ 9,5 bilhões), segundo o valor contábil registrado no último balanço financeiro da instituição. Já o valor de mercado, que reflete o movimento das bolsas de valores, recuou de R$ 88 bilhões (US$ 40 bilhões) para R$ 86 bilhões (US$ 39,1 bilhões). O impacto da crise na carteira de ativos só será divulgado pelo banco na divulgação das demonstrações do segundo semestre deste ano. Fontes do banco não demonstram preocupação com as perdas no valor das ações, já que o BNDES "não compra ativos com foco no curto prazo", mas com vistas ao "desenvolvimento estratégico do País". O BNDES, aliás, já usou a carteira de ações para intervir na gestão de empresas como a mineradora Vale do Rio Doce. Recentemente, o banco adquiriu ações da Telemar e do frigorífico Friboi.