20/05/09 10h11

BNDES vê retomada da produção industrial

O Estado de S. Paulo - 20/05/2009

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse ontem que "o processo de ajustes de estoques (no Brasil) está terminando" e "a economia brasileira vai surpreender os analistas do FMI este ano", com desempenho melhor que o esperado. Em palestra no 21º Fórum Nacional, no Rio, Coutinho admitiu que "provavelmente teremos queda do PIB no primeiro trimestre, com recessão técnica, mas, pelo lado da demanda, o desempenho será muito melhor do que pelo lado da oferta, porque conseguimos sustentar o nível de renda". "Poucas economias conseguiram fazer um ajuste de estoques tão rápido quanto a brasileira", disse ele. Para Coutinho, nos próximos trimestres haverá recuperação da produção e do uso da capacidade instalada na indústria, que levará ao retorno dos investimentos.

Coutinho também afirmou que a recuperação do crédito para as pequenas empresas será fundamental para dar continuidade à recuperação. "Talvez seja o último passo importante da política anticíclica do governo", alertou. Coutinho notou que a crise não afetou os investimentos em infraestrutura e no setor de petróleo e gás. Outros setores, porém, ligados à exportação de commodities, foram mais afetados pela crise, por causa da contração do comércio mundial. Coutinho chamou a atenção para a importância dos bancos públicos brasileiros, que foram responsáveis por 82% do aumento do crédito de setembro de 2008 a março de 2009. Nesse período, enquanto os bancos públicos (sobretudo BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica) aumentavam as suas operações de crédito em 18,3%, os bancos privados tiveram uma expansão na sua carteira de empréstimos de apenas 2,1%.