10/05/11 11h51

Bombril entra em cosméticos com aquisição

Valor Econômico

A Bombril anunciou ontem novos passos para ampliar sua musculatura no país. Existem, no entanto, questões de ordem financeira que ainda a impedem de andar mais rápido nesse projeto. O grupo anunciou ontem a compra de 75% da Ecologie Cosméticos, empresa de médio porte de R$ 20 milhões (US$ 12,5 milhões) de faturamento anual, e informou ainda o plano de criar duas novas marcas nesse mesmo segmento, para o mercado de produtos de higiene pessoal infantil e adulto. Com expansão média anual de 15% ao ano, esse mercado cresce mais rapidamente que o de limpeza, cuja liderança é da Bombril em algumas categorias. No entanto, com dívidas totais (fiscais e bancárias) de cerca de R$ 350 milhões (US$ 198,9 milhões) e caixa em R$ 50 milhões (US$ 28,4 milhões) em 2010, a companhia busca ampliar a sua atuação dentro de uma estrutura com recursos limitados.

A empresa está recorrendo ao mercado financeiro para arcar com o pagamento dos R$ 15 milhões (US$ 9,4 milhões) pela compra da Ecologie. Os recursos para a quitação da compra já anunciada estão em negociação com três bancos. "Com um deles a gente fecha", disse ontem Marco Aurélio Guerreiro de Souza, diretor-presidente da Bombril. Pelo acordo na mesa dos bancos, o pagamento do financiamento se dará em até cinco anos e o dinheiro para isso deve sair dos resultados do novo negócio. No fim de 2010, a empresa somava R$ 75 milhões (US$ 42,6 milhões) em financiamentos com instituições financeiras, cerca de 10% acima do apurado no ano anterior.

Com Ronaldo Ferreira Sampaio (o filho do fundador, Roberto Sampaio) no Conselho de Administração da Bombril, a companhia foi alvo de disputas judiciais na década passada e enfrentou um processo de reestruturação de linhas comandado por Ronaldo cerca de três anos atrás. A Bombril reduziu seu endividamento, retomou o crescimento (cresceu 25% no acumulado de 2007 a 2010) e quer faturar R$ 1,5 bilhão (US$ 937,5 milhões) este ano, disse ontem o diretor Marcos Scaldelai. Mas percebeu que precisa ser maior se quiser reforçar o caixa e se expandir de forma mais veloz.

A criação de um novo braço focado em higiene pessoal, a Bril Cosméticos, que inclui as marcas da Ecologie, é parte desse plano. E acabou sendo um caminho tomado entre alguns discutidos anteriormente. Sobre a aquisição da Ecologie, a Bombril diz que "faz todo o sentido para o grupo". "Vamos unir nossas estruturas comerciais e de venda com a Ecologie e ampliar a distribuição da marca nos lugares onde a Bombril já está", diz Souza. No grande varejo, o foco deve ser a marca Ecologie Raízes, que tem xampus e condicionadores na faixa de R$ 7 (US$ 4,38) a R$ 8 (US$ 5,00), abaixo do preço da marca OX, da Bertin, e da linha Éh, da Hypermarcas.