17/06/13 14h20

Bons ventos: projeto da ABDI vai mapear indústria eólica no Brasil

ABDI

Novo projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pretende fazer diagnóstico da indústria eólica no Brasil, segundo especialista de projetos da Agência, Eduardo Tosta. O anúncio foi realizado durante o 2º Encontro de Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) em São Paulo na última quarta-feira, 12. Com o apoio institucional da ABDI, o evento reuniu grandes empresas do setor para promover uma rodada de negócios e tratar das exigências do novo Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos) do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Intitulado “Mapeamento da Cadeia Produtiva da Indústria Eólica do País”, o projeto tem o objetivo de mostrar o atual panorama da produção brasileira no setor e apontar as suas potencialidades. “Vamos fazer o mapeamento de quais itens da cadeia produtiva da indústria eólica são produzidos no Brasil, quais são importados, apontar os gargalos produtivos e identificar potenciais fornecedores”, detalhou Tosta.

Durante o evento, o especialista da ABDI solicitou o apoio das empresas participantes já que os consultores farão entrevistas com todos os fabricantes de aerogeradores e principais fornecedores do setor. “A ideia da ABDI é criar informação e conhecimento para fazer política pública eficiente, com dados estatísticos e análise crítica”, ressaltou. O projeto, com duração de 10 meses, contará com a consultoria da Prodottare e Renobrax.

Oficina de trabalho

A Coordenação de Energia da ABDI também participou da Oficina “Financiamento para Eficiência Energética de Empresas” na última sexta-feira, 14, em Brasília. O evento, promovido em parceria com a Caixa Econômica Federal, o banco KFW e a Agência de Cooperação alemã GIZ, reuniu técnicos de diferentes órgãos para levantar informações sobre o setor, para a criação de linhas de financiamento da Caixa. “Estamos trabalhando com duas frentes de trabalho: geração de energia e eficiência energética”, adiantou Eduardo Tosta.