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Bosch quer ganhar espaço no mercado de madeira

Gazeta Mercantil - 30/07/2008

A multinacional alemã Bosch prepara uma ofensiva no mercado de ferramentas elétricas para corte de madeiras, um mercado que cresceu 20% em 2007, atingindo R$ 70 milhões (US$ 36,3 milhões). A empresa - que atua nos três segmentos do mercado: de corte, acabamento e instalação - lançou no Brasil dez novos modelos de ferramentas para o setor nos últimos três anos e deve colocar outros seis modelos este ano. A empresa, que disputa o primeiro lugar com empresas como a DeWalt, quer assumir a liderança nos próximos três anos. Em 2007, a divisão de ferramentas para madeira registrou crescimento de 40%. A expectativa é registrar alta de até 35% este ano. "Estamos acelerando o ritmo de lançamentos", disse Marcelo Cassone, gerente de trade marketing da unidade de ferramentas elétricas da Bosch América Latina. Segundo ele, o perfil do material utilizado pelo setor está em mutação, o que deve favorecer as vendas de ferramentas de acabamento e instalação, que possuem maior valor agregado. "O Brasil trabalhava muito com madeira bruta, agora estão evoluindo para compensados, que trabalham com revestimentos". Nesse cenário, o que tem puxado bastante o crescimento são as vendas de máquinas para acabamento. Segundo ele, as empresas estão crescendo e se munindo de ferramentas mais modernas. De acordo com o executivo, as empresas estão preferindo modernizar o parque de máquinas à ampliar o número de funcionários. Hoje, 60% das vendas de ferramentas para madeira da Bosch são de corte, 15% de acabamentos e 15% para instalação e medição. Por conta da mudança do perfil do material usado, o executivo afirmou que as vendas de ferramentas para acabamento e instalação podem ganhar espaço dentro da empresa. Dessa maneira, a Bosch deve ampliar as vendas de importados. Atualmente, a empresa produz 3,5 milhões de ferramentas para todos os setores - o que inclui, além de madeira, produtos para corte de pedra, de ferro, entre outras - na fábrica em Campinas (SP). Das vendas para o segmento de madeira, 25% são de produtos de produção local. A maior parte da produção são ferramentas de corte, com tecnologia mais simples. O restante é importado das fábricas da Bosch na Alemanha, Suíça e na China. O executivo afirmou também que a empresa pode trazer novos modelos de ferramentas para produzir no Brasil nos próximos anos.