21/01/22 11h02

Bracell recebe aprovação para realizar operação comercial de energia renovável

Gerada a partir de madeira de eucalipto, energia é capaz de atender a consumo de cerca de 3 milhões de pessoas por ano

JCNet

A Bracell, referência na produção de celulose, recebeu a autorização oficial emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a comercialização de energia para todo território nacional. A energia produzida e apta para comercialização é gerada a partir dos extrativos da madeira de eucalipto, matéria-prima utilizada para produção de celulose e classificada como uma fonte verde, limpa e renovável. O volume excedente de energia produzido pela termelétrica é capaz de atender ao consumo de 750 mil residências, ou seja, cerca de três milhões de pessoas, durante um ano.

"Estávamos operando em período de testes que, após finalizados, foram submetidos para a aprovação dos órgãos competentes que, em prazo recorde, concederam a aprovação. Com isso, passamos a disponibilizar excedente de energia de 150 MW e 180 MW para o Sistema Interligado Nacional", explica Daniel Bittencourt de Souza, gerente de regulamentação e comercialização de energia da Bracell, sobre o processo para a conquista da aprovação.

Outro grande diferencial que envolve a produção desta energia verde produzida é o uso da tecnologia GIS na subestação SE-440kV. "Trata-se de uma estrutura que comprime e compacta os equipamentos a gás (SF6), cujos principais benefícios são a redução na área de ocupação dos equipamentos, a oferta de alto índice de confiabilidade na conexão direta da Bracell com o SIN (Sistema Interligado Nacional) e os altos índices de disponibilidade na conexão elétrica de energia entre as cidades vizinhas a Lençóis Paulista, local onde fica a nossa fábrica. No segmento de celulose, a Bracell é a primeira no país a unir a conexão 440kV à esta tecnologia GIS", ressalta o gerente.

Em nota, a empresa pontua que a fábrica em Lençóis Paulista possui investimentos em tecnologias para que o valor ambiental seja positivo, tendo como destaque a autossuficiência energética em matriz 100% renovável, com produção de energia verde e de qualidade. "Além do uso de biomassa 100% renovável como matéria-prima para a produção do biogás, a Bracell emprega os mais avançados conceitos de controle ambiental e sustentabilidade, com foco na redução do desperdício e no baixo consumo de água", diz.

fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/regional/2022/01/788746-bracell-recebe-aprovacao-para-realizar-operacao-comercial-de-energia-renovavel.html