08/07/25 15h00

Brado cria serviço para otimizar transporte de cargas entre Sumaré e Porto de Santos

Portos e Navios

A Brado Logística criou um serviço para o transporte de cargas de exportação entre a região de Campinas (SP) e o Porto de Santos (SP). A solução consiste em colaboração com transportadoras que já realizam o transporte de cargas de importação para a região de Campinas, importante polo industrial que abriga grandes empresas. Em vez de voltarem vazios ao Porto de Santos após a entrega dos produtos importados, os caminhões são usados para levar cargas de exportação da Brado, a partir de seu terminal em Sumaré

A iniciativa, segundo a empresa, permite reduzir custos e otimizar o fluxo de transporte, aproveitando a dinâmica do mercado de importação. O 'Frete Sinergia' integra o projeto 'Carrossel da Brado', que prevê investimento de R$ 260 milhões até 2030 nos terminais de Sumaré e Rondonópolis (MT).

A operação de exportação da Brado em Sumaré movimentou, em maio de 2025, cerca de 700 caminhões, carregados com produtos como algodão, madeira, carne bovina, farelos de soja e milho (DDG), minério e outros. O gerente de pricing e experiência do cliente da Brado, Thiago Estevam, destacou que, ao conectar o retorno dos veículos que carregam produtos importados à demanda de exportação, a operação fica mais eficiente e com potencial de redução de custos para todos os envolvidos.

A principal vantagem apontada é a otimização do uso da capacidade de transporte. Ao integrar o fluxo de importação com a demanda de exportação, é possível combinar as cargas da Brado e de parceiras, permitindo às transportadoras obter receitas em rotas que antes seriam percorridas sem carga. Estevam aponta como diferencial, para a viabilidade do Frete Sinergia, a eficiência operacional do terminal da Brado em Sumaré. A empresa opera suas próprias cargas, o que permite otimizar o tempo de descarga e carga dos caminhões. Além disso, o terminal opera em 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

"A agilidade do nosso terminal em Sumaré é um ponto-chave. As transportadoras de importação podem descarregar seus contêineres vazios de forma rápida e aproveitar a oportunidade de carregar nossas cargas de exportação, otimizando o tempo de seus veículos e de seus motoristas", disse Estevam. A Brado tem estrutura própria, que inclui 21 locomotivas, mais de cinco mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementada com nos principais centros consumidores do país.

 

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/brado-cria-servico-para-otimizar-transporte-de-cargas-entre-sumare-e-porto-de-santos