05/07/10 10h59

Brasil atrai novos aportes em terceirização de tecnologia

DCI

Empresas como a Locaweb, que tem dois data centers no Brasil, ou gigantes do segmento de tecnologia, como a norte-americana Dell, não descartam repetir o segredo da concorrência e implantar servidor de armazenamento para crescer em terras brasileiras, com a oferta de virtualização e armazenamento de dados, o chamado cloud computing (computação em nuvem). "Se precisar vamos ter [um data center], mesmo assim não é uma coisa imediata", afirmou o diretor-geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto.

Caso a corporação instale os equipamentos no Brasil, terá maior penetração na oferta ao setor bancário, que vem pleiteando dos fornecedores de tecnologia medidas semelhantes para armazenar seus dados em servidores dentro do País. Com o crescimento internacional do mercado de tecnologia em ritmo chinês, e animadas com o desempenho econômico brasileiro em 2010, essas empresas colocam o País na rota dos lançamentos de hardware para servidores e data centers nos próximos anos. As companhias também não descartam outros investimentos em soluções para tecnologia da informação (TI) para atender pequenas e médias empresas, segmento que representa mais da metade das companhias do País.

De acordo com a Dell, um dos principais nichos de atuação nos próximos anos deverá ser o de desenvolvimento de soluções para a criação de ambientes de computação em nuvem, em que os arquivos são virtualizados e armazenados em servidores dentro ou fora da empresa. Hoje, a companhia utiliza servidores fora do País para atender à demanda brasileira, segundo Peixoto. "Vemos que esse mercado é o que mais cresce no Brasil, por isso queremos consolidar o portfólio focado neles", disse o executivo. Desde o ano passado a empresa tem buscado aquisições, para fortalecer sua estratégia de crescer na oferta de serviços de TI e ganhar fôlego para brigar com HP e Cisco. "Das dez empresas incorporadas por nós no mundo, pelo menos quatro foram neste segmento", disse Raymundo Peixoto.

Outra aposta da empresa são os lançamentos de hardware (equipamentos de informática), como servidores de menor consumo de energia e otimização de espaço. Semana passada, a Dell lançou no Brasil três novos modelos da linha PowerEdge C e promete brigar pelas vendas com soluções integradas. "O consumo de dados [informações] será muito grande no mercado brasileiro, com o crescimento econômico."

A Locaweb, empresa especializada em tecnologia de outsourcing (terceirização), implantou dois data centers no Brasil. "Isso nos ajuda muito porque dá mais segurança aos clientes", diz o gerente de Outsourcing da companhia, Fernando Zangrande. "Nos dá ganho de eficiência, porque podemos dar suporte mais próximo com procedimentos locais." Para o gerente de Outsourcing, investir na terceirização dos servidores é também um fator de competitividade tecnológica das empresas, especialmente as de porte pequeno ou médio. "Elas geralmente procuram custo menor, por isso facilita", disse Zangrande. Nos próximos anos, a empresa acredita que o cloud computing deve levar a receita de R$ 131 milhões (US$ 72,8 milhões) em 2009 às alturas, com crescimento superior aos 30% registrados no ano passado previsto para 2010.