15/06/15 14h55

Brasil busca estreitar parceria com Israel por meio de projetos de P&D

Protec

Um dos poucos países com os quais o Brasil tem acordos bilaterais estabelecidos é Israel. Ainda que a parceria seja pequena, há espaço para ampliação da cooperação entre ambas as nações. E uma das áreas que mais atrai investimentos conjuntos é a de inovação.

Em encontro entre empresários brasileiros e israelenses, em São Paulo (SP), o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destacou oportunidades de geração de negócios que tenham como base a troca de experiências entre os modelos israelense e brasileiro de promoção do empreendedorismo e de financiamento de start-ups. Programas como o Inovativa Brasil e a Cooperação Tecnológica Brasil-Israel foram apontados como um caminho a ser seguido pelo empresariado.

A intenção do governo brasileiro é que empresários de Israel participem do Inovativa como mentores. O programa tem como objetivo apoiar empreendedores na transformação de projetos inovadores em negócios de sucesso. Para tanto, conta com capacitação, mentoria e conexão para negócios inovadores fornecidos pelos MDIC de forma gratuita, em todo o território nacional.

Já o programa de Cooperação Tecnológica Brasil-Israel é coordenado pelo MDIC e pela Agência de Fomento ao P&D Industrial do Ministério da Economia de Israel (Matimop). Por meio dele, empresas brasileiras e israelenses podem submeter projetos para o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial. Os interessados em participar contarão com assistência na busca por parceiros e os projetos elegíveis poderão receber financiamento no Brasil e em Israel.

A terceira chamada para a apresentação de propostas de cooperação em P&D está aberta até o dia 16 de outubro. Para mais informações, acesse: http://www.brasilisrael.mdic.gov.br/