17/07/09 10h53

Brasil contribui para resultado da Electrolux

Valor Econômico

O Brasil foi um dos melhores mercados, no segundo trimestre, para o grupo sueco de eletrodomésticos Electrolux, que encerrou o período com vendas líquidas de 27,4 bilhões de coroas suecas (US$ 3,5 bilhões), alta de 7,4% em relação a igual período de 2008. O resultado foi beneficiado pela variação cambial, mas levando-se em consideração moedas equivalentes, houve queda de 8,4%, de acordo com dados financeiros divulgados ontem pela multinacional. O bom desempenho da Electrolux no Brasil foi motivado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens de linha branca, que impulsionou as vendas de eletrodomésticos no período.

O mercado brasileiro contribuiu efetivamente para o resultado da América Latina, que encerrou o segundo trimestre com receita líquida de 3,3 bilhões de coroas suecas (US$ 423,6 milhões) contra os 2,5 bilhões de coroas suecas apurados no mesmo trimestre de 2008. Nos demais países da América Latina, as vendas de produtos da companhia sofreram queda. A Ásia também encerrou o período com crescimento, puxado, principalmente, pela China. Já nos países desenvolvidos, o desempenho da Electrolux foi negativo. Nos Estados Unidos e Europa, as vendas no segundo trimestre tiveram redução de 14% e 30%, respectivamente.