18/11/16 15h36

Brasil e Dinamarca vão apoiar pesquisas conjuntas em ciência dos alimentos

Agência CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Fundo de Inovação da Dinamarca (IFD, na sigla em inglês) lançaram uma chamada conjunta de propostas de pesquisas na área de ciência dos alimentos. As entidades financiarão até quatro projetos, com um valor total de US$ 2,96 milhões. O prazo para envio dos documentos termina em 25 de novembro.

Podem submeter propostas pesquisadores vinculados a universidades, instituições de pesquisa ou empresas públicas e privadas, no estado de São Paulo e na Dinamarca. Cada projeto deve ser elaborado em conjunto por brasileiros e dinamarqueses e devem refletir uma parceria próxima. Espera-se que as atividades de pesquisa sejam igualmente desenvolvidas com o volume de trabalho e contribuição intelectual equilibrados entre os pesquisadores.

Em São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios da Fapesp para submissão de propostas nas modalidades projeto temático (projetos de 48 meses de duração) ou auxílio à pesquisa regular (até 36 meses) – não prorrogáveis, nos dois casos. Na Dinamarca, a chamada está aberta a qualquer proponente dinamarquês que atenda aos critérios de elegibilidade do IFD.

As soluções devem se enquadrar nos seguintes tópicos: novas fontes de compostos bioativos e novos ingredientes funcionais para fortificação de alimentos; produtos biológicos não alimentares derivados de resíduos; alimentos/refeições saudáveis e sustentáveis baseados em componentes de origem animal, marinha ou vegetal; pesquisa inovadora em agricultura, produção de alimentos, processamento de alimentos e outros processos biológicos; melhoria no valor agregado da cadeia do alimento pela utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais; pesquisa em aspectos de segurança e qualidade alimentar relacionados a produtos alimentares perecíveis; e relação entre dieta e estilo de vida, incluindo fatores determinados por mudanças no trabalho e lazer.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui: http://www.fapesp.br/10566