13/12/10 11h40

Brasil é o 2º melhor destino para viagens internacionais

DCI

A hotelaria brasileira pode comemorar a notícia de que o Brasil foi eleito o 2º melhor destino para o qual viajar em 2011, seguido da Albânia, no Leste Europeu, que tem bons preços devido à crise econômica na região. Quem aponta o fato é a empresa Lonely Planet, uma das principais publicações do mundo na área de turismo e que indica bons negócios a redes do ramo, como Holiday Inn, Blue Tree, Transamérica, Accor e Meliá, entre outras, que aceleram seus planos de crescer geograficamente, com a meta de acompanhar o aumento da demanda. O Guia ressaltou o fato de o País sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o que representa uma enxurrada de novos projetos, investimentos em infraestrutura e hotelaria.

De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o País deve receber, durante a Copa, de 500 mil a 600 mil turistas, dos quais 25% devem visitar outros destinos brasileiros. A Embratur, autarquia do Ministério do Turismo, também pretende adotar ações com vistas a ampliar, de 2010 a 2020, a entrada de divisas geradas por turistas estrangeiros no Brasil. Afora hotéis, operadoras como a líder CVC Turismo, com Guilherme Paulus como presidente do Conselho de Administração - e que controla a companhia aérea Webjet, além da GJP Hotéis e Resorts -, tem investido em expansão, e recentemente adquiriu as 14 agências de turismo do Carrefour.

Forte na venda de pacotes também para o nordeste brasileiro, em evento do grupo Panrotas sobre o setor e a região, Paulus comentou que praias paradisíacas, danças típicas, comidas exóticas, receptividade, bons preços e shows são algumas das características da região, que atrai "fortes investimentos estrangeiros", disse, ao citar os R$ 9,5 bilhões (US$ 5,6 bilhões) que grupos portugueses e espanhóis devem investir na região até 2013.

Há investimentos que têm ganhado fôlego em regiões além do eixo Rio-São Paulo, onde o segmento de cruzeiros marítimos chama a atenção. Tanto que a principal instalação portuária do País, o Porto de Santos - que recebe anualmente, na temporada de cruzeiros marítimos, cerca de 1 milhão de passageiros entre embarque, desembarque e trânsito -, ganha um novo espaço exclusivo criado pelo Citibank. A "Sala Vip", como está sendo chamada, é uma instalação de 150 metros quadrados com uma estrutura de serviços antes vista somente nos melhores aeroportos internacionais.