17/07/12 14h19

Brasil é o motor da Accor para expansão na América Latina

Brasil Econômico

Rede francesa paga US$ 275 milhões para assumir as operações de 15 hotéis da marca Caesar do mexicano Posadas, além de outros 14 projetos

A rede de hotéis Accor está decidida a alavancar seu portfólio na América Latina. E nessa estratégia da empresa, o Brasil tem um papel relevante. A companhia, que já detém as redes Sofitel, Ibis e Mercure, agora incluiu em sua carteira as marcas Caesar Park e Caesar Business.

A aquisição ao portfólio é resultado de uma negociação feita com a mexicana Posadas que já estava interessada em passar as operações para voltar a focar em seu país de origem. “Queremos nos reestruturar financeiramente no México, em um mercado que enfrenta forte concorrência de marcas americanas. Com a venda continuaremos crescendo no país em que já somos líderes”, explicou Jorge Carvalho, diretor geral do Grupo Posadas.

Com o acordo, o Posada embolsa o valor de US$ 275 milhões (R$ 560 milhões) e passa para as mãos da Accor as operações de 15 hotéis da marca Caesar, localizados no Brasil, Chile e Argentina, além de 14 hotéis em carteira de desenvolvimentos, dos quais oito serão em território brasileiro.

Roland de Bonadona, vice presidente operacional da Accor na América Latina explica que com o acordo, a empresa passar soma 203 hotéis na América Latina, sendo 164 no Brasil. “Nos próximos três anos vamos atingir a marca de 300 hotéis,  sendo 250 no país”, afirmou o executivo que explica que esse valor não inclui novas aquisições e sim projetos em fase de desenvolvimento.

Para ele, o Brasil tem papel decisivo para o crescimento da empresa que nos últimos anos vem se desfazendo de algumas operações na Europa. “Somos menores nos países emergentes e queremos reforçar nossas operações nesse mercado que tem  apresentado uma boa dinâmica de crescimento.” A operação, de acordo com o executivo, abre um leque ainda maior para a Accor que agora reforça sua oferta no segmento de quatro e cinco estrelas, hoje abastecido principalmente pela rede Sofitel. “Temos encontrado certa dificuldade em crescer nesse setor, pois esse perfil de hotel exige regiões nobres, mas que atualmente oferece pouca oferta imobiliária.” De acordo com a Accor, a conclusão da transação feita com a Posadas deverá ocorrer até o final de 2012.

Marca
O futuro da marca Ceaser no Brasil ainda não tem uma definição. Bonadona, da Accor, sinalizou  que tem o “desejo de continuar com a marca”, mas sem dar muita certeza ressaltou que nos próximos meses será definido se haverá ou não uma troca.