19/01/22 12h28

Brasil e União Europeia discutem fortalecimento da cooperação em C,T &I

Ministro Marcos Pontes recebeu visita do embaixador Ignacio Ybáñez para tratar de renovação de acordo de cooperação bilateral no setor

Governo Federal

O fortalecimento da cooperação entre Brasil e União Europeia foi discutido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, nesta terça-feira (18). A pauta do encontro tratou de diversos projetos que deverão ganhar prioridade no Acordo de Cooperação em C&T Brasil-União Europeia, que será renovado em agosto de 2022. 

Durante a visita de cortesia, o ministro Marcos Pontes apresentou ao embaixador as principais iniciativas em andamento no MCTI que abrangem áreas como tecnologias digitais, biodiversidade, clima, sustentabilidade e energias renováveis. “Todos esses projetos são possibilidades de parceria com a União Europeia e contam com o empenho do MCTI”, reforçou. 

O ministro enfatizou a relevância de projetos voltados à proteção e desenvolvimento sustentável de biomas brasileiros, como o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI), o Regenera Brasil e a criação da Rede Pantanal. Ainda no setor ambiental, lembrou a criação do Instituto do Mar e a expectativa de atuar na despoluição de oceanos e criação de uma rede para mitigação de impactos no mar. 

“No setor digital, precisamos trabalhar em conjunto com outros países em áreas estratégicas, como biotecnologia, internet das coisas e segurança cibernética”, afirmou Marcos Pontes. Como exemplo de parceria nessa área, o ministro citou o cabo submarino que liga o Brasil à Europa, por meio do Projeto Bella, que vai promover infraestrutura de telecomunicações de grande capacidade e longa duração (25 anos) em apoio a atividades de pesquisa e educação. 

O embaixador Ignacio Ybáñez reforçou a importância da renovação do Acordo de Cooperação em C&T Brasil-União Europeia neste ano. “Queremos continuar desenvolvendo essa relação e podem contar conosco. O Brasil é uma grande potência no âmbito ecológico, tem uma biodiversidade muita rica e queremos incorporar cada vez mais projetos em pesquisa e inovação.” 

Plano de Trabalho 

A cooperação do Brasil com a União Europeia em C,T&I está em vigor desde 2007. O plano de trabalho é elaborado pelo Comitê Diretivo da Cooperação (CDC), com a participação de representantes do MCTI e da União Europeia. Atualmente, o comitê atua na elaboração o Programa de Trabalho 2022-2024, que norteará as ações conjuntas no período. 

Durante a visita, o embaixador Ignacio Ybáñez também destacou que a União Europeia está elaborando uma nova edição do programa Horizonte, que dará continuidade aos esforços em pesquisa e inovação até 2027. O programa conta com a participação de 28 países membros da UE e mais 16 países associados e deverá destinar €100 bilhões em investimentos. 

O encontro contou com a participação do ministro-conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Carlos Oliveira; e dos secretários de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Bernardo Milano. 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/01/brasil-e-uniao-europeia-discutem-fortalecimento-da-cooperacao-em-c-t-i