03/12/10 11h31

Brasil fecha 2010 como o terceiro mercado para Renault no mundo

Valor Econômico

A poucas semanas do fechamento do ano, o presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, já concluiu os cálculos que garantirão ao Brasil o terceiro lugar em volume de vendas para a companhia este ano. Isso significa que, para a Renault, o mercado brasileiro passará à frente da Coreia do Sul e ficará atrás apenas de Alemanha e França. De janeiro a outubro, Brasil e Coreia empataram na terceira posição, com a venda de 130 mil veículos da marca. Mas os volumes no mercado brasileiro facilmente chegarão a 150 mil unidades, segundo Jalinier, o que garantirá a vantagem em relação aos coreanos. No mesmo período, foram vendidas 143 mil unidades na Alemanha e 611 mil na França, país de origem da montadora.

A Renault divulgou ontem os preços do seu próximo lançamento, o sedã Fluence, que será produzido na Argentina e ocupará o espaço deixado pelo Mégane. O modelo chega ao mercado em fevereiro a preços que variam de R$ 60 mil (US$ 35,3 mil) a R$ 70 mil (US$ 41,2 mil), dependendo do acabamento e motor. Ontem, a montadora também anunciou mudanças na área comercial. Depois de cinco anos no comando da área, o francês Christian Pouillaude voltará para a França em janeiro para assumir a direção da marca no mundo. Em seu lugar entra o brasileiro Gustavo Schmidt, que estava na Volkswagen e acumula experiência de 20 anos na área comercial de montadoras.