08/03/10 11h01

Brasil ganha destaque para a Avaya

Valor Econômico

Desde que assumiu, no fim do ano passado, a vice-presidência da Avaya para a região das Américas - que reúne operações do Canadá, do Caribe e da América Latina - John DiLullo passou apenas uma semana em seu escritório, em San Francisco. A missão de visitar clientes, parceiros e funcionários ao redor do mundo, sem se desligar de sua base, é bastante facilitada pela ferramenta que a companhia quer popularizar mundialmente: a chamada comunicação unificada.

O conceito ganha adeptos e já é parte do dia a dia de muitos executivos. Constantemente conectado, DiLullo costuma administrar os negócios remotamente por meio de seu celular inteligente. Graças à ferramenta da Avaya, o executivo acessa seus e-mails, recebe ligações internacionais como se fossem locais e conversa com colaboradores por meio de mensagens instantâneas. Chegando em qualquer escritório da companhia, ele faz conferências de áudio e vídeo com diretores que podem estar em Cingapura, no Canadá ou qualquer outra região do mundo.

Com a aquisição, no fim do ano passado, de algumas áreas de negócios da Nortel - a companhia canadense com uma ampla linha de produtos de comunicações baseadas no protocolo de internet (IP) - a Avaya quer ampliar sua presença nesse segmento, que já é o carro-chefe de seus negócios. Para DiLullo, isso se deve à rápida modernização das comunicações empresariais, que estão migrando da antiga plataforma TDM (telefonia analógica) para o protocolo IP. A tecnologia não só torna mais baratas as ligações telefônicas, como permite a convergência de serviços (telefonia, vídeo e texto).

No primeiro trimestre de 2010, a receita da Avaya alcançou US$ 1,060 bilhão e a visita do executivo ao país se deve à força da economia brasileira: quinta em faturamento no mundo, a subsidiária bateu recorde de crescimento no ano passado, alcançando 16%. A previsão para este ano, segundo o diretor geral da companhia no Brasil, Cleber Morais, é manter esse ritmo.

Além das comunicações unificadas, a companhia tem uma posição privilegiada no mercado de software para call center, segmento que emprega 1 milhão de pessoas no Brasil. Hoje são 18 grandes clientes, entre eles Atento, Contax, Tivit e Dedic. Esse mercado deve crescer ainda mais com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016.

No Brasil, a aposta agora são as pequenas e médias empresas. Recentemente, a Avaya lançou uma linha de produtos para esse mercado, atraindo 75 clientes com os sistemas para comunicações unificadas, o Avaya Aura. A companhia também lançou o AgileCommunications Environment, que tem como conceito a chamada arquitetura orientada a serviços (SOA). Por meio de parceiros, oferece serviços gerenciados de comunicações, evitando que os clientes tenham que investir em equipamentos ou sistemas.

Outro mercado interessante para a Avaya é o governamental. Embora ainda não represente muito da receita no país, a empresa está de olho nas oportunidades trazidas com a renovação do parque de comunicações na área pública. "Estamos interessados em todos os mercados cujo modelo colaborativo conecte clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, enfim, toda a cadeia de negócios", diz DiLullo.