13/10/10 14h52

Brasil impulsiona avanço global da publicidade

Valor Econômico

A expansão da publicidade mundial em 2010 é reflexo do bom desempenho do setor na América Latina, com especial destaque ao Brasil. Levantamento publicado pela consultoria Nielsen mostra que houve alta de 44,5% nos investimentos em mídia na América Latina de janeiro a junho em relação a mesmo intervalo de 2009. No Brasil, a velocidade de crescimento foi maior - atingiu 50,2%. Esse dado foi ressaltado no relatório da consultoria, ao informar que o país apurou a maior expansão entre países emergentes - no México, a alta foi de 40% e na Índia, 32%. "Houve crescimento nas verbas publicitárias em 35 dos 37 países pesquisados", informa o material da consultoria. Além do bom desempenho nessas regiões, os analistas acreditam que também há um efeito localizado de maiores gastos em setores específicos da economia, como o automotivo, serviços financeiros e telecomunicações. Até junho, a verba total em publicidade no mundo somou US$ 238 bilhões. O volume é 12,8% superior ao apurado em mesmo período de 2009, quando a crise financeira reduziu drasticamente os investimentos das marcas.Nos Estados Unidos, a recuperação ainda dá sinais de lentidão. A expansão nas verbas alcançou 3,8%, contra uma alta de 4,7% em toda a América do Norte. Apesar de mais tímida, a alta foi comemorada, pois reverte a tendência de queda verificada desde o início de 2009.