23/04/21 12h33

Brasil já ganhou mais 30 ‘Maracanãs’ em galpões logísticos em 2021 com e-commerce aquecido

Portos e Navios

O estoque de galpões logísticos do Brasil cresceu em quase 215 mil metros quadrados no primeiro trimestre do ano, o equivalente a 30 gramados do Maracanã. Os dados são de levantamento exclusivo da plataforma de pesquisas SiiLA. 

O segmento vem sendo estimulado pela demanda aquecida do comércio eletrônico, e a expansão se segue a um incremento de 135 ‘Maracanãs’ em 2020. 

O país terminou o trimestre com praticamente 18 milhões de metros quadrados em galpões, com uma taxa de ocupação de quase 87% — levemente superior à taxa registrada no fim do ano passado. Quase três quartos desse estoque são classificados de alto padrão, atendendo a companhias como Amazon e Mercado Livre. (A SiiLA não monitora pequenos imóveis de armazenamento, apenas condomínios logísticos). 

A consultoria prevê avanço ainda mais acelerado: até o fim de 2021, ela projeta um crescimento de 3 milhões de metros quadrados — ou mais de 400 ‘Maracanãs’. 

Recorde de ocupação em SP 

Mais da metade dos galpões (em metragem) fica em São Paulo, que concentra a maior densidade de consumidores e permite entregas para outros estados das regiões Sudeste e Sul. 

Em um sinal do aquecimento desse mercado, os condomínios logísticos paulistas encerraram o primeiro trimestre com a menor taxa de vacância desde o início do monitoramento da SiiLA. Estavam vagos 13,05% da área dos galpões, contra 18,45% no mesmo trimestre de 2020. 

fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/brasil-ja-ganhou-mais-30-maracanas-em-galpoes-logisticos-em-2021-com-e-commerce-aquecido