21/07/09 09h54

Brasil se torna foco das montadoras chinesas

DCI

Nos próximos dias, a montadora Chery, maior marca de automóveis chinesa, se instala oficialmente no Brasil. O que deve significar o aumento da competição dentro do mercado automotivo brasileiro, com outras montadoras chinesas chegando ao País, também trazendo mudanças para o setor por aqui.

Para a sua consolidação, a chinesa Chery importará o utilitário esportivo Tiggo do Uruguai. Esse é o primeiro movimento da montadora que, de olho no crescimento do mercado brasileiro, já anunciou a instalação de sua sede em Salto (SP). A produção local também já está sendo estudada e o investimento poderá chegar a US$ 700 milhões no País. "As nossas expectativas são as melhores possíveis. Esse é um mercado que está tendo recorde sobre recorde em vendas de carros. O mercado brasileiro está sendo monitorado há dois anos pela Chery", afirmou ao DCI o CEO da Chery do Brasil, Luís Curi.

O aporte do Grupo JLJ, controlador da Nutriplus Alimentação e Tecnologia, viabilizou as instalações da Chery no Brasil em Salto onde já funciona a sede do JLJ. Até o final deste ano, a perspectiva da Chery é comercializar 2,5 mil unidades, não só do Tiggo, mas também de outros três modelos que chegarão ao País até o final do ano. Outros automóveis estão previstos para 2010, inclusive carros com a tecnologia flex fuel.

A estratégia é entrar no mercado com força e, para isso, 50 pontos de revenda estão programados também para 2009. A expectativa, agora, é de quais modelos da marca chinesa terão mais receptividade no Brasil e que deverão ser produzidos localmente. A empresa afirma que é um plano "em um curto prazo", mas também admite que não está definido o local para a sua planta, segundo a assessoria de imprensa da montadora.