26/10/17 12h00

Brasil sediará pela primeira vez evento de inovação voltado para água

Agência ABPTI

O Brasil sediará pela primeira vez o Laboratório de Inovação da Água, Water Innovation Lab (WIL), uma iniciativa global da ONG canadense Waterlution. O encontro, que irá reunir pesquisadores e empreendedores da água para pensar os desafios hídricos no país, será realizado entre os dias 4 e 10 de novembro, com uma programação que terá início em São Paulo e vai até o município de Aruanã, no interior do estado.

O WIL já foi realizado no Canadá, Escócia, Holanda, Índia e Portugal. No Brasil, a expectativa é que 80 participantes, entre técnicos, pesquisadores e formadores de opinião, sejam desafiados a propor soluções inovadoras relacionadas à conservação e reuso da água; recuperação das nascentes; novas tecnologias acessíveis; e economia circular. Durante a semana, este grupo terá o apoio de mais de 20 mentores.

O grupo vai passar os dois primeiros dias em São Paulo fazendo expedições para aprender sobre a infra-estrutura e cultura da água que mantém a cidade em movimento. Serão realizadas visitas a estações de tratamento, rios cobertos e descobertos, bacias hidrográficas, locais agrícolas e industriais, para questionar como a inovação e o trabalho coletivo podem mudar a forma como a cidade se envolve com a água. Em seguida, ficaram imersos por quatro dias em para trabalhar em conjunto os mentores e facilitadores do WIL, em Aruanã.

Ao final do programa, as inovações serão avaliadas coletivamente por estes mentores e pelos próprios participantes para definir quais delas receberão apoio da ONG Waterlution para acelerar seu desenvolvimento em 2018.

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab

A Waterlution é uma ONG canadense criada em 2003 com o objetivo de ajudar a encontrar soluções para a gestão da água no mundo.

Desde que foi criado em 2010, o Laboratório de Inovação da Água WIL já contou com seis edições ao redor do mundo, sendo duas no Canadá (2010 e 2013), uma na Escócia (2015), uma na Índia (2017), uma na Holanda (2017), e uma em Portugal (2017).

Ao longo desses 14 anos de atividades, mais de seis mil pessoas já participaram dos mais de 250 workshops e eventos promovidos pela ONG, cerca de 40 projetos foram incubados e mais 15 laboratórios de inovação estão previstos para os próximos anos. Mais informações no site https://waterlution.org/brasil