25/09/12 15h01

Brasil tem mais de 70 milhões de pessoas com acesso direto à internet

IDGNow

Segundo o Ibope, população conectada cresceu 16% em 1 ano. País bate seu recorde e tem 70,9 milhões de pessoas com conexão própria no trabalho ou em casa

A população de brasileiros com acesso direto à internet no local de trabalho ou em residências atingiu 70,9 milhões de pessoas no Brasil. O número representa crescimento de 16% em um ano. Os dados são da pesquisa trimestral do Ibope Nielsen Online, divulgados hoje (25/09). A maior parte do crescimento no acesso à internet no Brasil ocorre em residências. O total de pessoas com acesso em casa chegou a 67,8 milhões, aumento de 17% em um ano e de 41% em dois anos.

Segundo o Ibope, esse é um novo recorde para o país. O crescimento da população com acesso à internet foi de 7% nos últimos seis meses e de 16% no período de um ano. Pela pesquisa do Ibope, quando considerados todos os ambientes (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), o acesso à internet atingiu 83,4 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2012.

Das 70,9 milhões de pessoas com acesso direto via casa ou trabalho, 50,7 milhões foram usuárias ativas em agosto, um crescimento de 5% sobre o mês anterior e de 13% sobre os 44,9 milhões de agosto de 2011.

Na comparação com os outros países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, o Brasil continua registrando a maior expansão do acesso à internet domiciliar. O crescimento do acesso em casa está associado ao aumento das conexões de banda larga de maior velocidade. Em agosto de 2010, 17% das pessoas com acesso domiciliar tinham conexões com capacidade superior a 2 Mb. Dois anos depois, segundo o Ibope, cerca de 45% dos usuários já têm esse tipo de conexão.

Os sites que mais cresceram em agosto na comparação com o mês anterior foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celular. Nos últimos meses, cresceram também a audiência de páginas de destinos de viagens, fotografias e esportes.