20/02/15 15h26

Brasil tem primeira graduação em Engenharia de Inovação

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo é entidade mantenedora do curso pioneiro

Automotive Business

O primeiro curso de graduação em Engenharia de Inovação do Brasil terá sua aula inaugural na segunda-feira, 23 de fevereiro, no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), em São Paulo. A instituição tem o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) como mantenedor e conta também com o apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e surge da crescente necessidade do mercado de absorver profissionais aptos a empreender e encontrar soluções para a indústria brasileira. A aula inaugural será ministrada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Segundo o presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro, a iniciativa de inserir no mercado uma nova categoria de engenharia, voltada à indústria, visa dar referência para outras faculdades brasileiras trilharem o mesmo caminho. “É uma faculdade sem fins lucrativos e a primeira montada por uma entidade sindical no Brasil. Esta é a nossa contribuição para a sociedade”, declarou. O engenheiro destacou ainda que os estudos para a implementação do curso ocorreram por mais de dois anos.

A matriz curricular é inédita e a grade de cinco anos, em período integral, soma 4.620 horas. O início da graduação contará com conceitos e experimentações e após isso o estudante poderá optar em qual segmento da engenharia irá atuar. Todos os alunos receberão bolsa integral, não restituível, e auxílio com despesas.

O processo seletivo para compor a primeira turma teve início em outubro passado e contou com exercício de aptidão lógica online e prova presencial