11/01/07 17h05

Brasil tem saldo recorde nas negociações com países árabes

Gazeta Mercantil - 11/01/2007

O Brasil atingiu recorde histórico ao obter um saldo positivo de US$ 1,3 bilhão no comércio com os países árabes em 2006. O superávit é resultado de US$ 6,67 bilhões em exportações e US$ 5,37 bilhões em importações. A corrente de comércio entre o Brasil e os 22 países que integram a Liga Árabe foi de US$ 12,04 bilhões, um crescimento de 14,47% em relação aos US$ 10,5 bilhões de 2005. As exportações para os países árabes aumentaram 28,13% entre 2006 e 2005, acima da projeção inicial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira de expansão de 20%. De acordo com o presidente da Câmara, Antônio Sarkis Jr., a evolução positiva se deve em grande parte às vendas do agronegócio, que cresceram 28,2% e representaram dois terços da pauta de exportações para esses países. Para ele, o aumento das exportações deveu-se principalmente à valorização das commodities como açúcar e minério de ferro, e também à entrada de produtos como aviões na pauta de exportações, que são de alto valor agregado. A Câmara prevê crescimento das exportações para os países árabes de 15% neste ano. Segundo Sarkis, a estimativa de menor incremento nas vendas deve-se ao fato de que a base de comércio entre o Brasil e os países árabes já está ampliada.