23/11/22 13h46

Brasil ultrapassa 22 GW de energia solar

Segundo mapeamento da Absolar, de janeiro ao início de novembro deste ano, a energia solar cresceu 59,4%, saltando de 13,8 GW para 22 GW

Diário da Região

O Brasil ultrapassou em novembro uma nova marca histórica na potência instalada de energia solar, alcançando 22 gigawatts (GW) com a soma da capacidade das usinas de grande porte aos sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 10,8% da matriz elétrica do País. 

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), de janeiro ao início de novembro deste ano, a energia solar cresceu 59,4%, saltando de 13,8 GW para 22 GW. 

A expectativa é de que em breve a fonte ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica, atualmente em 23,2 GW, passando assim à segunda posição na matriz elétrica brasileira. 

"Nos últimos 150 dias, o ritmo de crescimento tem sido de praticamente 1 GW por mês, o que coloca a fonte na terceira posição da matriz elétrica brasileira", informou a Absolar. 

O crescimento, porém, vem sendo impulsionado pela geração própria de energia. 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/nacional/brasil-ultrapassa-22-gw-de-energia-solar-1.1023480