21/12/12 10h42

Brasil vende seis tablets por minuto e entra no top 10 mundial

Convergência Digital

No terceiro trimestre foram comercializadas 769 mil unidades de tablets no Brasil e, até dezembro, a previsão é de que este número chegue à marca de 2,9 milhões de dispositivos, revela a IDC Brasil, em estudo divulgado nesta quinta-feira, 20/12.

Para 2013, a projeção que sejam comercializados 5,4 milhões. Quando comparado com o segundo trimestre de 2012, o número é 2% maior, e quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 127%. O bom desempenho do mercado de tablets garantiu ao Brasil a 10ª posição no ranking mundial de vendas de novos aparelhos.

“No decorrer do ano, os tablets se consolidaram no topo da lista de desejos dos consumidores brasileiros e seguem com um crescimento sustentável e contínuo, apesar de um cenário econômico atual menos propício do que em períodos anteriores.” diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil. Durante o mesmo período, mercados similares tiveram um desempenho aquém do esperado, tais como o mercado de computadores pessoais, que sofreu uma queda de 0,3% quando comparado ao mesmo período de 2011.

Do total de tablets comercializados durante o terceiro trimestre, 46% possuem um preço inferior a R$500 e 80% possuem o sistema operacional Android. “A maioria dos consumidores brasileiros ainda está estudando quais tipos de tablets atendem às suas necessidades, oferecem uma boa experiência de uso e, principalmente, que se encaixam no seu poder aquisitivo. Poucas pessoas estão dispostas a gastar muito na hora da compra. Há muitos fabricantes investindo na venda de tablets com funcionalidades inferiores, focando nesse novo consumidor que geralmente é pouco exigente em relação à especificação técnica do produto.” declara Belavary.

No ranking mundial do mercado de tablets, o Brasil saltou da 12ª posição, que ocupava no terceiro trimestre de 2011, para a 10ª posição no terceiro trimestre deste ano. “A adoção de tablets acelerou devido a uma maior oferta de produtos mais baratos", ressalta o analista da IDC. Na liderança em âmbito mundial, os Estados Unidos possuem um mercado de tablets 12 vezes maior do que o mercado brasileiro.

“Diferente do Brasil, em mercados mais maduros, grande parte da população já possui um computador e está mais propenso a comprar um tablet como um dispositivo complementar e utilizá-lo em tarefas de consumo de conteúdo digital. O próximo passo é acelerar o desenvolvimento desses conteúdos digitais adaptados para o português (aplicativos, vídeo, música, livros) para melhorar o uso dos tablets no país", ressalta ainda o analista. Para se ter uma ideia, no Brasil, se vende seis tablets por minuto. Na Índia, são sete, na Rússia, são nove, na China, sobe para 22, e nos Estados Unidos, são vendidos 71 tablets por minuto.

A expectativa é de que nesse final de ano o consumidor encontre tablets mais acessíveis do que em anos anteriores. “No ano passado, haviam poucos fabricantes focados na venda de tablets mais baratos. Esse é o primeiro Natal que temos uma grande quantidade de modelos oferecidos a um preço muito atrativo e com mais opções de tamanhos de tela e funcionalidades. Essa redução de preço atrai um novo público e estimula o crescimento da indústria", completa Belavary.