21/01/10 10h48

Brastemp entra na briga por aspiradores

Valor Econômico

O mercado de aspiradores para limpeza doméstica dobra de tamanho em cinco anos e chama a atenção da Whirlpool. Depois de testar por dois anos um modelo da Consul, a companhia lança três aspiradores com a marca Brastemp. Segundo a Euromonitor, as vendas de aspiradores somaram R$ 388 milhões (US$ 225,6 milhões) e 1,44 milhão de unidades em 2009.  Um dos novos produtos da Whirlpool é sem fio, no formato de uma vassoura, que leva a assinatura do designer egípcio Karim Rashid. Outros três novos modelos da Consul também foram apresentados ontem a varejistas, em São Paulo. A meta da Whirlpool é ambiciosa: atingir a liderança de mercado dentro de dois anos, ultrapassando a Electrolux, dona de dois terços das vendas de aspiradores no país.

Terá trabalho pela frente, segundo o analista da GfK, Andre Silva. Trata-se de uma categoria com baixa penetração nos lares brasileiros (estimada em 20% pela Electrolux). As vendas vêm crescendo, puxadas por modelos sem fio, que encontram boa aceitação devido ao formato compacto, diz Silva.

Os aspiradores da Brastemp e da Consul são todos produzidos na China (mesma origem dos aspiradores da Electrolux). A Whirlpool não revela investimentos na iniciativa - os lançamentos estão incluídos dentro do orçamento de US$ 250 milhões deste ano para a América Latina, que envolve marketing, pesquisa e desenvolvimento. "O valor é mais que o dobro do que foi investido no ano passado, quando a empresa aplicou US$ 100 milhões", diz Claudia Sender, diretora de marketing da Whirlpool. A empresa deve lançar campanha na mídia nos próximos meses, assinada pela DM9DDB, e fazer ações em pontos de venda.

A faixa de preço dos aspiradores da Brastemp, que chegam em cores vivas (berinjela e cereja) e dispensam o uso de saco descartável, varia de R$ 259 (US$ 151) a R$ 599 (US$ 348). Já os da Consul têm preços menores (de R$ 159/US$ 92 a R$ 299/US$ 174). Sinônimo de eletrodomésticos, a Brastemp vem diversificando o portfólio. Em setembro, lançou uma linha de utensílios de cozinha (panelas, talheres e espátulas), cuja venda estava restrita aos sites. "Vamos começar um trabalho mais intenso agora com essa linha no grande varejo", diz Claudia. As panelas são produzidas pela Tramontina, enquanto que os demais utensílios também vêm da China.

A marca Brastemp já batiza desde 2003 uma linha de purificadores de água, mas em esquema de comodato. São vendidas assinaturas do produto nas principais regiões metropolitanas, cujo preço varia de R$ 46,90 (US$ 27,3) a R$ 66,90 (US$ 38,9) (pessoa física) e de R$ 69,90 (US$ 38,9) a R$ 89,90 (US$ 52,3) (empresas). A companhia se responsabiliza pela manutenção. Outra iniciativa da Whirlpool no seto de eletroportáteis foi o lançamento da KitchenAid no país, há dois anos. A marca, de eletrodomésticos, eletroportáteis e utensílios de luxo, tem venda restrita à sua loja própria e alguns outros pontos.