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Brico Bread quer ficar mais perto do consumidor

Valor Econômico - 06/09/2007

A partir de 2008, a colônia brasileira no Japão vai matar um pouco da saudade de casa ao sentir o cheirinho de pão quente. A Brico Bread, fabricante de pães pré-assados e congelados de Cotia, na Grande São Paulo, inicia no próximo ano a venda do seu principal produto, o pão francês, a uma rede japonesa de supermercados, interessada em atender os dekasseguis. No momento, o pãozinho "made in Brazil" aguarda aprovação da vigilância sanitária local. Mas já está decidido que o frete ficará por conta dos japoneses, cujo nome é mantido em sigilo por cláusula contratual. Esta não é a única novidade da empresa, criada há 10 anos para atender a demanda das padarias dos super e hipermercados com pães pré-assados e congelados, que são aquecidos nas lojas. A Brico Bread amplia o seu portfólio e começa a vender pão pronto para o consumidor final. Ainda este mês, uma linha de pães funcionais, um pão doce individual e um pacote de mini pães de queijo (estes, sim, congelados) chegam às gôndolas do Carrefour. A Brico Bread já oferecia pães congelados no varejo, canal que responde hoje por 10% do seu faturamento, que deve totalizar R$ 30 milhões (US$ 15,4 milhões) neste ano. A idéia é depender cada vez menos das padarias dos super e hipermercados (que concentram 70% das vendas) e aumentar a fatia no canal de alimentação fora do lar - food service -, hoje com 20%. A iniciativa nos pães prontos não demanda altos investimentos: foram aplicados R$ 500 mil (US$ 255,9 mil), quase tudo em embalagens, que reforçam a marca "Brico". A entrada nesse novo segmento representa uma reavaliação nos rumos do negócio.