01/07/15 15h05

Britânicos visitam a cidade para implementação de novas parcerias

Diário de Sorocaba

Com a intenção de conhecer a realidade urbana e social de alguns bairros carentes para o desenvolvimento de parcerias, os britânicos, Paul Fairburn e Lisa Gillespie, diretor e colaboradora da Development Enterprises & Innovation da Coventry University, visitaram ontem a cidade. Antes de serem recebidos pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), em companhia da secretária da Habitação e Regularização Fundiária, Júlia Galvão Andersson, a dupla visitou áreas na Vila Barão e conheceu espaços onde vivem comunidades necessitadas a fim de prospectar locais para o desenvolvimento de projetos de reurbanização.

A vinda dos estrangeiros integra as ações da Coventry que, há alguns meses, é uma das universidades parceiras do município dentro do Parque Tecnológico de Sorocaba. A instituição faz diagnósticos dos desafios e oportunidades nas cidades com as quais mantém parceria no campo acadêmico e de tecnologia, baseados no conceito de cidades inteligentes, que visam ao crescimento das pólis por meio de ambientes urbanos sustentáveis em sistema de abastecimento de energia, água, em termos de segurança, mobilidade, educação e saúde e até mesmo no que diz respeito aos acessos digitais.

Pannunzio reiterou a importância de contar com investimentos que promovam a qualidade de vida das comunidades, em todos os seus aspectos, sempre olhando para o futuro. Além do encontro com o prefeito, os britânicos mantiveram contato com o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara. Acompanharam a visita, o diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Paulo Carvalho, e o presidente da Inova, Pedro Vial.