22/07/21 11h47

Brotas adota ferramenta de gestão e divulgação de atrativos turísticos

Gestores terão acesso a informações estratégicas sobre ambiente de negócios no turismo

Jornal Primeira Página

A estância turística de Brotas avança para uma nova experiência na divulgação dos atrativos e consolidação de informações sobre o ambiente de negócios. A inclusão do município na plataforma Destinos Inteligentes, ferramenta de gestão e informações de cidades e regiões de interesse dos viajantes, será oficializada nesta quinta-feira, 22. 

A migração do inventário turístico para a base de dados atende a demandas de gestores públicos e do turista. Para o administrador, os dados permitem acesso rápido a informações sobre atividades em diferentes nichos, desde rede hoteleira, bares e restaurantes, até operadoras de turismo e ecoparques. A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.destinosinteligentes.tur.br

“A Destinos Inteligentes é um serviço que atende diferentes perfis de públicos. Para a inteligência de mercado, oferecemos um repositório de conteúdo atual e de credibilidade, onde é possível analisar a série histórica e ampliar as perspectivas de negócios”, explica Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes. 

Além do mapeamento local da cadeia de serviços e eventos oferecidos ao turista, a plataforma tem a previsão de ampliar sua cobertura para toda a Serra do Itaqueri, formada por 13 municípios que atraem visitantes de todas as partes à procura do turismo de aventura e de contemplação da natureza. 

FACILITADOR – Se antes o turista precisava navegar por sites de busca e procurar cada serviço para o seu roteiro de viagem, agora é possível encontrar tudo reunido em uma interface, do contato e endereço para a reserva da hospedagem, ao passeio do dia ou o restaurante para jantar. 

A Destinos Inteligentes tem navegação intuitiva, facilmente acessada de qualquer dispositivo. Este conceito digital é também um facilitador na orientação do turista no Ponto de Informações Turísticas (PIT), onde o recepcionista, do seu smartphone, poderá compartilhar com o turista informações diretas da plataforma para a sua orientação. Cada estabelecimento pode se tornar uma base de compartilhamento de informações ao turista, bem como os colaboradores destes empreendimentos, multiplicadores da divulgação dos atrativos. 

Outra aplicação da Destinos Inteligentes consistirá na formação de uma “cerca digital”, o estímulo ao visitante para que avalie serviços, estruturas e o destino. Estes questionários contribuirão com a formatação do observatório do turismo na cidade. 

“Brotas é um destino que se reinventa constantemente. A inovação é fundamental para atender às expectativas do visitante, em uma escala crescente no destino. Investir em ferramentas digitais que tragam praticidade nas reservas e deslocamentos é uma decisão que vai tornar a experiência do turista ainda mais agradável”, avalia Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas. 

A Destinos Inteligentes é também uma ferramenta colaborativa. O turista tem a opção de registrar comentários úteis sobre a atualização de serviços ou do destino. Toda informação é validada na interface entre os gestores da plataforma e a Secretaria de Turismo. 

“Sabemos que o cenário atual de retomada do turismo é um momento muito importante para o segmento. Nesta retomada estamos vendo o crescimento do turismo regional, feito por via rodoviária. Somos o maior polo emissor de turistas da América Latina, e temos a oportunidade capturar este turista paulista para conhecer as belezas do nosso próprio estado. Precisamos muito valorizar, divulgar e conhecer as maravilhas que temos aqui, ao nosso lado, e ainda conhecemos tão pouco. Destinos Inteligentes é a ferramenta ideal para isso”, conclui Rodrigo. 

FUNDADOR – CEO da Destinos Inteligentes, Rodrigo Raineri é formado em Engenharia de Computação pela Unicamp. Realizou seu estágio em engenharia na Holanda, e nesta oportunidade quando morou e viajou por seis meses na Europa, deu-se conta do poder do turismo internacional. Nesta mesma ocasião escalou pela primeira vez o Mont Blanc e, ao voltar ao Brasil e finalizar a graduação, resolveu abrir uma agência e operadora de turismo de Natureza e Aventura no Brasil. 

Desde então, sua vida é dedicada ao turismo. Único brasileiro a guiar escaladas nos sete cumes do mundo, as montanhas mais altas de cada continente. Foi docente do curso de Pós-graduação em Ecoturismo no Senac, em Águas de São Pedro e administrou sua pousada na Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ, por sete anos. 

Após suas realizações como empresário do trade turístico e guia de montanha, Rodrigo partiu para um desafio mais ousado, de transformar um antigo sonho em realidade: revolucionar o turismo no Brasil! Em seus estudos, uma das pesquisas que mais impactou Rodrigo, conduzida pelo Senac com 118 municípios, identificou que as maiores deficiências do turismo nacional são a ausência de ferramentas digitais de gestão e de divulgação. Junto a amigos, ele funda então a Destinos Inteligentes, que tem como objetivo de revolucionar a gestão do turismo no Brasil. 

SERVIÇO: 

Live de lançamento da plataforma Destinos Inteligentes em Brotas 

Data: 22 de julho – quinta-feira 

Horário: 9h 

Transmissão ao vivo nos perfis 

Instagram da Destinos Inteligentes: @destinosintwlogentesbr 

Fanpage da Secretaria de Turismo de Brotas: www.facebook.com/turismobrotas

 

fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/brotas-adota-ferramenta-de-gestao-e-divulgacao-de-atrativos-turisticos/