12/10/08 14h55

BSH tenta recuperar vendas da Continental

Gazeta Mercantil - 12/11/2008

Em 1994, quando comprou a Continental e entrou no Brasil, o grupo alemão Bosch Siemens Home Appliances (BSH) optou por centrar forças para firmar a marca Bosch no País. Com a Continental, no entanto, foram doze anos de perdas consecutivas de participação de mercado, segundo Mauro Avila Correia, superintendente de marketing da empresa. Há dois anos, uma reformulação começou a ser gestada, enquanto a empresa conseguiu estabilizar as vendas da marca, explicou o executivo. Agora, após dois anos de pesquisas, a companhia espera reconquistar o espaço perdido com uma linha focada na classe C, que contará com produtos de novas categorias, como refrigeradores frost free (que não acumulam gelo), fogões de cinco bocas, de inox e coifas. Nas pesquisas realizadas nesses dois anos de desenvolvimento da nova linha, a empresa buscou identificar as peculiaridades dos consumidores da "nova" classe média. "Percebemos que o fogão de cinco queimadores era um desejo das consumidoras", contou Correia. Outra aspiração identificada foram os refrigeradores frost free, que a Continental ainda não possuía. No total, foram investidos R$ 10 milhões (US$ 4,6 milhões) na fábrica, em Hortolândia, e no desenvolvimento dos produtos. Juntas, a Continental e a Bosch ocupam a quarta posição em participação no mercado de refrigeradores e a terceira no mercado de fogões, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) fornecidos por Correia.