14/04/09 09h53

Caio se recupera da falência e investe para ganhar na crise

Gazeta Mercantil - 14/04/2009

O Grupo Ruas, controlador da marca Caio, maior fabricante de carrocerias de ônibus do País, com 3 mil funcionários, espera tirar proveito da crise com investimentos que começam a ser feitos na fábrica de Botucatu (SP). Depois de arrematar por R$ 49 milhões (US$ 21.3 milhões) a marca e a fábrica, das quais era arrendatário há oito anos, parte para nova ação: injetar R$ 20 milhões (US$ 8.7 milhões) e chegar em 2010 com 50% a mais de capacidade instalada - de atuais 8 mil para 12 mil carrocerias por ano. "Essa é a hora boa para quem tem capital de giro e juízo", diz Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Induscar/Caio. "Sabemos que em época de crise há oportunidades e precisamos estar preparados para os desafios", afirma o dirigente do conglomerado, que também controla, entre outras empresas, a rede Divena de revendas Mercedes-Benz.

Ao assumir o desafio de arrendar a massa falida da Caio, em janeiro de 2001, a primeira intenção do Grupo Ruas foi se proteger da desvalorização que uma falência representaria ao patrimônio de 4 mil ônibus Caio mantidos em suas garagens de São Paulo. "Um segundo ingrediente que nos levou a aceitar o desafio foi a curiosidade, o espírito empreendedor. Afinal, não é possível que um negócio que sempre foi tão bom não continue a ser viável", diz Cunha.