21/01/22 10h59

Calçado lidera as exportações em Franca; café ocupa segundo lugar

GCN
Um levantamento aponta que Franca exportou em 2021 o valor de US$ 140.996.157,00, superando o montante do ano anterior, que foi de US$ 118.584.754,00, gerando um aumento de 19% no total do faturamento com as exportações. No caso das importações, a cidade atingiu US$ 15.345.073,00 em 2021, sendo 12,5% maior que o ano de 2020.

O calçado lidera o ranking de exportação com um volume de US$ 55 milhões. O café é o segundo produto com US$ 54,8 milhões. Em terceiro vem o couro, com US$ 23,7 milhões. Juntos, esses três itens representam em torno de 95% do total dos produtos exportados.

Os dados fazem parte do Boletim Econômico da Prefeitura de Franca divulgado neste começo de ano.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), José Carlos Brigagão, acredita que o setor calçadista de Franca está iniciando um caminho de recuperação, mesmo em um ano bastante afetado pela pandemia.

“Esse faturamento de R$ 54,2 milhões de dólares em 2021 nos aponta uma recuperação. Apesar de estar longe dos valores de 1993, é um bom reiniciou e nos mostra que é possível o calçado voltar aos números daquele ano. Temos aí um excelente exemplo na Europa, que é o setor calçadista de Portugal, que renasceu das cinzas”, disse Brigagão nesta quarta-feira, 19.

O ano de 1993, citado por Brigagão, registrou o maior número de exportação da história do calçado de Franca, com 15,5 milhões de pares e faturamento da ordem de US$ 256,5 milhões de dólares. Atualmente, o Governo Federal não informa mais a exportação em pares e sim em quilos.

“Eu costumo desafiar os empresários calçadista de Franca a dizer-me qual polo calçadista da América Latina concorre com o calçado de couro de Franca. Não temos”, finaliza Brigagão.

O economista Deyvid Silveira, um dos responsáveis pelo Boletim Econômico da Prefeitura de Franca, destaca os indicadores favoráveis ao calçado, mas ressalta o equilíbrio nos dados dos produtos na balança de exportação.

“O calçado sempre esteve à frente em Franca, mas nos últimos anos o café apresentou uma alavancada nos dados de exportação no município. Quando se fala em região, pode ser que o café já supera há algum tempo. Mas os números colocam os dois produtos bem próximos”, disse o economista.