05/12/14 14h47

Campinas é a 3ª do País em sustentabilidade

Agência Metropolitana de Campinas

Campinas ficou em terceiro lugar na premiação de Cidades Sustentáveis, que ocorreu ontem à tarde em Brasília. A cidade ficou atrás apenas de duas capitais, Teresina (PI) e Goiânia (GO), em segundo e primeiro lugar, respectivamente, na categoria “metrópole”. O prêmio incluiu 57 cidades aptas a ganhar, de 15 estados. Ao todo, 273 prefeituras aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS). A iniciativa é da secretaria executiva do programa, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM).

A finalidade é estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

Do total, seriam premiadas quatro cidades, uma por categoria, considerando a divisão pelo tamanho dos municípios. A divisão era entre cidades pequenas, médias, grandes e metrópoles. Na listagem, haviam dez capitais: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio Branco, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.

Foram utilizados oito critérios para a premiação: qualidade e confiabilidade dos dados preenchidos; quantidade de dados preenchidos; quantidade de novos indicadores cadastrados; adequação do programa de metas ao diagnóstico de indicadores; adoção de indicadores regionalizados (por distritos, bairros e/ou regiões administrativas); quantidade de anos da série histórica dos indicadores; disponibilização/divulgação/ comunicação para a sociedade e formato de apresentação dos dados.

Jurados

O corpo de jurados foi composto por um grupo especializado em políticas públicas de incentivo a sustentabilidade. Entre eles estavam a coordenadora do Selo Unicef Município Aprovado, a jornalista Adriana Alvarenga, o consultor de diversas agências das Nações Unidas Ladislau Dowbor e o Diretor da Escola de Governo e coordenador do Grupo de Trabalho de Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo Maurício Jorge Piragino.