09/05/14 14h59

Campinas é mercado de teste para Natura

Correio Popular – Campinas

A Natura, fabricante brasileira de cosméticos e higiene pessoal, quer ampliar seus negócios e inicia no próximo dia 13 a comercialização de produtos de moda e para casa. A investida será feita com parceiros e terá um único canal de vendas: a internet. Campinas e São José dos Campos foram escolhidos como mercados teste. A empresa vai trabalhar em sistema de consignação exclusivamente com pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados, acessórios e produtos de decoração. O conceito é de produtos fabricados com respeito à sustentabilidade – e que também sejam originais.

O catálogo inicial de moda e casa da empresa terá 15 marcas e 110 produtos. Os consumidores vão encontrar a novidade em http://rede.natura.net No endereço, será possível fazer a encomenda dos produtos por meio de uma consultora on-line ou diretamente da empresa. A diretora de Novos Negócios da Natura, Maria Paula Fonseca, afirmou que a marca trabalha em várias frentes de inovação e na expansão dos negócios.

“O teste para avaliar a viabilidade do projeto deve se estender até o final deste ano. A Natura faz a curadoria dos parceiros que irão comercializar os produtos dentro da nossa plataforma, com critérios de escolha muito específicos, que incluem beleza, sustentabilidade e ética. Fizemos um grande trabalho de garimpagem”, afirmou, ressaltando que os parceiros preferenciais são pequenas e médias empresas.

O sistema do negócio será de consignação. “Os parceiros estipulam um lote mínimo de produtos que serão oferecidos na plataforma. O preço será igual ao estabelecido pelos parceiros em outros canais de distribuição de seus produtos. Conforme os produtos são comercializados, os valores vão sendo repassados. A consultora da Natura também tem uma sua margem de lucro na transação, e a Natura responde por toda a logística de comercialização e entrega”, explicou. Ela afirmou que os parceiros vêm no projeto uma forma de ampliar os negócios e expor as marcas.

Maria Paula comentou que os consumidores vão encontrar nessa primeira etapa do projeto produtos de vestuário, lingerie, calçados, acessórios, casa e decoração. “Em Campinas, a designer gráfica Lu Hadad é nossa parceira, e vai fornecer lenços”, salientou. Maria Paula afirmou que a estratégia da Natura se diferencia da de outras empresas de cosméticos que já comercializam moda e produtos para casa. “Nossa ideia é sermos curadores das marcas, trabalhando com produtos diferenciados e com um mix de marcas que não andam normalmente juntas no mercado”, disse.