24/01/13 08h58

Campinas sedia escritório da EPL

Correio Popular

Com a instalação em Campinas, a partir de hoje, de um escritório da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que vai cuidar dos grandes projetos nacionais de logística, entre eles o trem de alta velocidade (TAV), a Prefeitura começa a discutir com o governo federal a localização da estação do trem na região central. O secretário de Transportes, Sérgio Benassi, disse que a Prefeitura não abrirá mão de definir o local—dentro da atual área ferroviária no Centro—e de ter um modelo de projeto ancorado economicamente e que gere a valorização do entorno. A proposta da Prefeitura é que essa estação do TAV possa também receber os trens regionais que estão sendo projetados pelo governo do Estado.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) assina hoje protocolo de intenções com o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, visando a adoção de ações conjuntas para a implantação do trem. Desde antes de assumir o mandato ele está em negociação com a estatal para a formação futura de uma sociedade de propósitos específicos (SPE), com participação da Prefeitura e da EPL, para criar condições urbanísticas para a revitalização do Centro. O peessebista quer utilizar o TAV, que tem estações previstas na Estação Cultura e Viracopos, para alavancar investimentos na área central.

Jonas acredita que algo semelhante ao que ocorrerá no Rio de Janeiro possa ser feito em Campinas, na Estação Cultura. No Rio, a recuperação da estação central (Leopoldinense), além de parada do TAV, será a sede da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Ele quer discutir algo semelhante para Campinas, onde a estação seja um espaço de cultura, de chegada e saída do trem e também de atividades comerciais. O prefeito também quer que o instituto federal que deverá ser instalado em Campinas possa formar mão de obra especializada para o trem de alta velocidade (ele está marcando reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante para discutir o assunto).

O TAV vai mexer com o trânsito também dentro da cidade. O benefício será uma redução importante no tráfego da Avenida Prestes Maia, o principal acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, e que hoje convive com o trânsito lento e congestionamento. Atualmente, 100 mil pessoas por dia chegam para acessar o Terminal Rodoviário e o Terminal Metropolitano. Com o TAV, serão mais 50 mil que irão pegar o trem ou no Centro ou no Aeroporto Internacional de Viracopos. O leilão que irá definir a tecnologia e o operador do trem ocorrerá em 19 de setembro. A previsão é que o trem funcione entre Campinas e Rio de Janeiro em 2020.