17/06/13 15h17

Campinas terá sua primeira faculdade federal

Correio Popular

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) terá, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, o primeiro curso de graduação em uma instituição de ensino federal na cidade. O município receberá também o primeiro curso superior de uma instituição federal integrado a uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No segundo semestre será oferecido o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, inicialmente com 40 vagas. O anúncio da implantação do IFSP em Campinas será feito pelos ministros Aloizio Mercadante, da Educação, e Marco Antonio Raupp no próximo dia 25, no CTI Renato Archer.

Segundo o Plano Diretor do IFSP, serão instalados em Campinas dois campi que atenderão às demandas locais com os cursos de Ensino Médio integral profissionalizante, cursos técnicos, cursos de graduação e de pós-graduação. No CTI Renato Archer, o objetivo é implantar uma unidade com capacidade total para 300 alunos. Na sequência, será criada outra unidade na região do Campo Grande, para 1,2 mil alunos, com previsão de funcionamento a partir de 2016. Essas iniciativas estão contando com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Campinas.

A proposta de implantar um campus no CTI é inovadora por combinar a experiência centenária do IFSP em ensino com a expertise do centro de pesquisa em inovação para a cadeia produtiva brasileira. Ambas instituições têm um elo comum que é o compromisso com a indústria, diferenciando-as de outras experiências de ensino e pesquisa do País. As aulas serão ministradas no período noturno, nas dependências do CTI Renato Archer. Isso possibilitará aos alunos iniciarem sua formação técnico-científica em projetos de alta tecnologia demandados pelo setor produtivo e realizados com orientação dos profissionais do próprio centro.