”Capital dos grandes eventos”, SP mira impacto bilionário no turismo e vai ao México em busca de investidores
Missão empresarial busca promover a cidade e o estado e gerar negócios, além de atrair novos visitantes
InvestSPUma comitiva paulista com empresários do setor de turismo e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo embarcam, no fim de agosto, para uma missão empresarial no México, de olho em um impacto econômico que pode se aproximar de R$ 10 bilhões por ano, em segmentos como hospedagem, transporte e alimentação.
Organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), a missão para a IBTM Americas, um dos maiores eventos mundiais do setor de turismo, visa promover São Paulo como a “capital dos grandes eventos” na América Latina e atrair investimentos, parceiros comerciais e visitantes.
“Neste semestre, inauguramos uma nova fase do programa Discover São Paulo, iniciando pela IBTM Americas, uma feira focada no setor de eventos, no qual São Paulo é líder na América do Sul, recebendo todos os anos Grande Prêmio da Fórmula 1, jogos da NFL e tantos outros de apelo nacional e internacional” diz o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves. “Nesta etapa, teremos um estande renovado, que dará conta da diversidade de temas que a cidade de São Paulo abarca”.
Um dos destaques do estande de São Paulo na IBTM Americas será o carnaval paulistano, que, com o sucesso dos blocos de rua, ganhou importância nos últimos anos e, só em 2025, movimentou R$ 3,4 bilhões, além gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Atraídos pela variedade dos blocos, diversidade musical, segurança e toda a estrutura que a cidade oferece, os turistas também preferem São Paulo: o total de turistas no Carnaval de Rua 2025 aumentou 73,7% em relação a 2024.
Outro destaque será o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. No ano passado, o impacto econômico para a cidade chegou a R$ 2 bilhões. A realização da prova no Autódromo de Interlagos está garantida, pelo menos, até 2030. Em 2025, com a volta de um representante do Brasil à categoria, o jovem Gabriel Bortoleto, a corrida ganha um apelo ainda maior.
“Além das atrações em si, a infraestrutura do estado e da cidade de São Paulo é um dos grandes diferenciais para o turista. Aeroportos, rodoviárias, as melhores estradas do país, centros de eventos e a excelência de setores como hotelaria e gastronomia contribuem para o sucesso do turismo paulista e paulistano”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
São Paulo ainda tem se destacado pelos grandes festivais de música, como o Lollapalooza e o recém-criado The Town, que na primeira edição movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão, além da Parada do Orgulho LGBT+, da Marcha para Jesus e de outros eventos esportivos (como Corrida de São Silvestre, Maratona de São Paulo, NFL e jogos de futebol), gastronômicos e culturais/regionais (Réveillon na Avenida Paulista, festas juninas, São Paulo Oktoberfest etc.).
Empresas de turismo podem integrar a comitiva
Empresas paulistanas interessadas em integrar a comitiva de São Paulo para a ITBM Americas podem se inscrever no programa Discover/Descubra São Paulo, da SMTUR e da InvestSP, até 23 de julho, pela internet, no endereço DiscoverSP | InvesteSP.
As companhias selecionadas terão acesso a curadoria, eventos de networking e até apoio financeiro para as despesas com a viagem.