11/08/10 15h41

Carrefour e Riachuelo elevam investimentos em tecnologia

DCI – 11/08/10

As empresas do varejo, como o grupo Carrefour, Riachuelo e o site Mercado Livre, investem cada vez mais em novas plataformas de Tecnologia da Informação (TI) para otimizar custos e obter dados mais ágeis a fim de minimizar perdas de estoque nos centros de distribuição (CDs). Com isso, e com o fato de as empresas estarem abrindo cada vez mais lojas ao investirem em expansão física de sua rede, a ideia é colocar plataformas tecnológicas que tragam um sistema mais universalizado de serviços de troca de informações, e por isso as redes já adotam novas estruturas em busca de aumento da lucratividade.

Na área de comercio eletrônico (e-commerce) o Mercado Livre investiu US$ 16,5 milhões em TI do ano passado para cá, um volume que representou um incremento de 68% em relação a 2008. Os investimentos são direcionados a obter plataforma robusta e rápida, capaz de processar com eficiência uma média superior a 400 buscas por segundo. Além disso, são realizados estudos e implementados recursos para otimizar os sistemas de busca e a usabilidade da plataforma. Segundo Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre, com os investimentos, a empresa já sente os resultados no volume de transações comerciais, que teve crescimento de 30%, superando a marca de US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre de 2010.

Para alinhar as informações de produtos em toda a cadeia de abastecimento de lojas no Brasil, o grupo Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do País, investiu R$ 350 mil (US$ 200 mil) na implantação pioneira da Rede Global de Sincronização de Dados, o GDSN (em inglês, Global Data Synchronization Network), desenvolvida pela GXS, líder mundial em soluções de integração B2B, e normatizada pela associação GS1 Brasil. A nova tecnologia consiste em um sistema integrado entre o fornecedor e a rede de varejo, no caso, devido à fase inicial de testes, entre Procter & Gamble e, por enquanto, as lojas com bandeira Carrefour.

Segundo Paulo Crapina, diretor de TI do Carrefour, o GDSN possibilita a manutenção precisa das informações de produtos, preços e promoções, entre fornecedores, CD e lojas, diminuindo 1% o custo do frete, o que, no montante da rede, representa um 'bom' volume financeiro. "Em média, 40% das informações continham erros", diz Crapina. "Com a nova ferramenta, também reduzimos 5% a ruptura nas gôndolas, praticamente erradicando o problema", explica Crapina. Ele informou que até o ano que vem o grupo irá estender a tecnologia às demais bandeiras e estará integrado a pelo menos mais 200 fornecedores. Por questões estratégicas, a empresa não revela o valor total de investimentos em TI.

A varejista Riachuelo acaba de fechar contrato de Business Intelligence (BI) com a IBM para criar uma interface única das informações de vendas da empresa. Para isso, adquiriu da IBM a solução end-to-end, com camada de integração de dados baseada em Infosphere DataStage, que viabiliza alto desempenho, conectividade e garante maior integridade ao depósito de dados. "A IBM demonstrou conhecimento do negócio, ferramentas robustas e expertise em implementação, além de trazer à Riachuelo arquitetura aberta que nos ajudará em projetos futuros", diz Elias Bittar, CIO da Riachuelo.

Com a adoção das ferramentas, a Riachuelo terá uma visão única e sincronizada de suas informações, de acordo com a necessidade de negócio. Isso proporcionará uma fonte de dados confiável e de fácil acesso a todo o time de vendas, possibilitando uma tomada de decisão de negócio mais precisa, um aumento do controle de orçamentos e, consequentemente, um melhor atendimento às demandas dos consumidores. O projeto contempla a implementação do aplicativo Cognos 8 Mobile, que permitirá à diretoria e aos executivos de Operações visualizar relatórios, análises e outros conteúdos de BI por meio de dispositivos móveis, como smartphones e BlackBerry.