18/01/10 10h32

Cartão BNDES passa a financiar também design

Folha de S. Paulo

O cartão BNDES, que financia a compra de itens como máquinas, equipamentos e matérias-primas a micro, pequenas e médias empresas, vai passar a financiar também serviços de design. "Verificamos que as empresas que investem em design no Brasil são, na maioria, grandes e médias. A ideia é permitir que micro e pequenas também possam agregar valor a seus produtos com design", afirma Vitor Hugo Ribeiro, gerente de fomento do cartão do banco.

Com o cartão do BNDES, o empresário não recebe dinheiro, e sim um limite de crédito que pode ser usado para a aquisição de 200 mil itens disponíveis no portal de internet do banco. A partir deste mês, empresas e empresários individuais prestadores de serviços de design podem se credenciar no site para vender seus serviços. Para se habilitar, devem ter pelo menos dois anos de constituição, registro junto à Receita Federal e um site próprio na internet que apresente clientes. Qualquer empresa que tenha o cartão do BNDES pode contratar os serviços disponíveis.

"Há diversos setores que podem se beneficiar e ganhar competitividade, principalmente perante os importados. Fabricantes de móveis, empresas de confecção, calçados e outros podem agora, por meio do cartão, contratar uma empresa de design para elaborar seus produtos e embalagens, incluindo ergonomia", diz Ribeiro. O cartão BNDES oferece limite de até R$ 1 milhão (US$ 581,4 milhões) por banco emissor, com prazo de 3 a 48 meses e juros de 1% ao mês, em janeiro.