08/02/10 10h43

Casa do Pão de Queijo prepara aquisições

Valor Econômico

Ao voltar a dar as cartas na Casa do Pão de Queijo (CPQ), na posição de coacionista controlador, Alberto Carneiro começou a tirar projetos que estavam na gaveta e fala com entusiasmo sobre o futuro da rede de cafeterias, que foi fundada por seu pai em 1967. Os seus planos incluem a aquisição de negócios complementares, como redes especializadas em sorvetes e chocolates, além de cadeias de salgados como a própria CPQ.

Mas não se trata de grandes aquisições. "Estamos analisando negócios menores, de R$ 6 milhões (US$ 3,2 milhões) a R$ 7 milhões (US$ 3,8 milhões) de faturamento por ano", afirma o empresário. O sistema CPQ, que inclui tanto a franqueadora como as unidades franqueadas, faturou R$ 250 milhões (US$ 127 milhões) em 2009. Neste ano, a previsão é crescer 8% pelo menos e agregar 25 às atuais 450 lojas da rede.

Transformar a Casa do Pão de Queijo em um guarda-chuva de franquias do setor de alimentação, com atuação em diferentes segmentos, é uma das alternativas analisadas. Outras empresas já fizeram o mesmo, como a Brazil Fast Food Corporation, a dona do Bob's, que opera no Brasil as marcas americanas KFC e Pizza Hut. No entanto, Carneiro afirma que as franquias estrangeiras não fazem parte de seus planos, apenas as redes locais. Além de analisar novos negócios, Carneiro também vai ampliar o menu da Casa do Pão de Queijo. A rede vai lançar em breve uma linha de salgados integrais e vai introduzir chocolates no mix de produtos servidos com café.

As eventuais aquisições poderiam ser bancadas com a emissão de dívidas ou mesmo por meio de um aumento de capital da CPQ. Quanto ao seu novo sócio na CPQ, o banco sul-africano Standard Bank, Carneiro afirma que ele está disposto a investir e injetar recursos na expansão da empresa. "Mas a geração de caixa da empresa é confortável", afirma. E essa posição permitiria à empresa elevar o seu endividamento.