03/02/09 11h10

Casas Bahia lançam loja virtual e aumentam competição na web

O Estado de S. Paulo - 03/02/2009

As Casas Bahia lançaram ontem sua loja virtual, aumentando a competição no varejo da internet brasileira. A maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis espera faturar cerca de R$ 280 milhões (US$ 121.7 milhões) este ano na rede, o que equivale a cerca de 2% do faturamento de toda a rede. "A expectativa é bem pé no chão", afirmou Michael Klein, diretor executivo da rede. "Em 10 anos, queremos ter 20% do que movimenta o comércio eletrônico no País." No ano passado, o varejo virtual cresceu 30%, segundo dados preliminares da E-Bit, chegando a R$ 8,2 bilhões (US$ 4.48 bilhões). Para 2009, a previsão de crescimento é de 20% a 25%, já levando em conta os efeitos da crise. Isso fará com que o volume movimentado ultrapasse os R$ 10 bilhões (US$ 4.35 bilhões) pela primeira vez. Atualmente, o maior grupo do varejo virtual é o B2W, que reúne Submarino e Americanas.com. Em outubro de 2008, os varejistas virtuais ganharam um competidor de peso, com a estreia do Wal-Mart nas vendas online no País. Das grandes redes que atuam no Brasil, somente o Carrefour ainda não vende pela internet. Pedro Guasti, diretor-geral da E-Bit, apontou que a entrada de uma empresa como as Casas Bahia no comércio eletrônico aumenta o número de consumidores virtuais. A forte venda de computadores nos últimos dois anos foi um dos fatores que levaram as Casas Bahia a lançarem sua loja virtual. Outro fator foi o crescimento do cartão de crédito entre seus clientes. Em janeiro, a rede varejista alcançou 5,7 milhões de cartões próprios, emitidos em parceria com o Bradesco. Além disso, a empresa queria ter um site que fosse seguro e, ao mesmo tempo, fácil de usar. Foram investidos R$ 3,7 milhões (US$ 1.62 milhão) na loja virtual.