09/11/10 10h05

Caterpillar planeja instalar fábrica de locomotivas de grande porte no País

O Estado de S. Paulo

A Caterpillar, gigante global na fabricação de máquinas e equipamentos pesados para setores como construção e mineração, prepara a abertura de uma fábrica de locomotivas de grande porte no Brasil. De olho no crescimento do transporte de minérios e grãos no País, o grupo quer produzir entre 60 e 70 locomotivas de mais de 4 mil HP de potência por ano, praticamente metade da demanda estimada para os próximos anos. O projeto está adiantado e deverá ser apresentado ao board da divisão ferroviária da Caterpillar nos próximos 30 dias.

"Ainda não temos a aprovação formal, mas é muito grande a possibilidade de que a gente tenha a nova fábrica", diz Ronaldo Moriyama, diretor-geral da MGE, empresa de reforma, manutenção e modernização de locomotivas e trens que a Caterpillar comprou há dois anos no Brasil. A aquisição marcou o primeiro passo do grupo no setor ferroviário fora dos Estados Unidos. Por isso mesmo, foi estratégica: a MGE passou a ser a base ferroviária da Caterpillar no Brasil e na América do Sul.

Por enquanto, Moriyama evita falar sobre valores do investimento previsto na nova fábrica, alegando que o número não está fechado. Mas o executivo adianta que o projeto garante abertura de 400 empregos diretos. Hoje, a MGE emprega cerca de 420 pessoas. A localização da nova fábrica também não está definida, embora a primeira opção seja o município paulista de Hortolândia, na região de Campinas, onde a MGE está instalada. A alternativa seria a região do interior paulista em que existe malha ferroviária, principalmente de ambas as bitolas, a larga e a estreita. Essa região compreende os municípios de Itu, Campinas, Rio Claro, Americana e Limeira, entre outros.

A empresa projeta para os próximos anos uma demanda crescente de 120 locomotivas pesadas por ano no Brasil. Uma máquinas desse porte custa em média US$ 2,6 milhões. Segundo Moriyama, só nos últimos cinco anos as concessionárias do setor ferroviário brasileiro, como a Vale, All e MRS, compraram cerca de 450 locomotivas novas de grande porte. Desse total, cerca de 30% foram produzidos localmente e o restante importado. Hoje existe um único fabricante de locomotivas no País, a General Electric (GE), cuja fábrica fica em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.