11/08/10 14h36

CCDI redesenha estratégia e amplia margem

Valor Econômico – 11/08/10

A Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) vai assumir a construção de suas obras em São Paulo. A empresa, que sempre contratou construtoras terceirizadas, está fazendo um piloto com três empreendimentos de médio padrão. O principal objetivo da companhia, além de reduzir a dependência de outras empresas, é controlar e diminuir custos. Desde que assumiu o comando da CCDI no segundo semestre do ano passado, Francisco Sciarotta iniciou um trabalho para recuperar as margens da companhia - que estavam bem abaixo da média de mercado.

Segundo o executivo, a empresa já conta com uma equipe de gestão de obras, mas contratou cerca de 20 novos funcionários, incluindo engenheiros e mestre de obras. A CCDI também está investindo na compra de terrenos menores, que permitem aprovações mais rápidas e lançamentos em maior velocidade. A empresa lançou, no primeiro semestre, R$ 466 milhões (US$ 266,3 milhões), 32% da média prevista para o ano (R$ 1,45 bilhão/US$ 828,6 milhões). Os números da CCDI começam a melhorar. O lucro líquido quase triplicou no segundo trimestre, de R$ 7,6 milhões (US$ 3,9 milhões) no ano passado para R$ 25 milhões (US$ 14,3 milhões) este ano. A margem líquida subiu de 5,7% para 11,4%. A receita líquida subiu para R$ 219,2 milhões (US$ 125,3 milhões), alta de 64%.

A dívida líquida da companhia é de R$ 376 milhões (US$ 214,9 milhões) e a relação dívida sobre patrimônio líquido está em 49%. Em novembro do ano passado, emitiu R$ 400 milhões (US$ 203,1 milhões) em debêntures de longo prazo - a primeira parcela vence em dezembro de 2011. A CCDI tem outros dois projetos corporativos: a antiga sede dos Matarazzo, em conjunto com a CCP, na Paulista, e o terreno onde está a sede da companhia, na Vila Olímpia - que deverá abrigar duas novas torres comerciais.