10/02/09 15h19

CCR compra empresa que testa carros

Folha de S.Paulo - 10/02/2009

A CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), responsável pela administração de 1.484 km de rodovias nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, anunciou ontem a aquisição da Controlar por R$ 121 milhões (US$ 52,6 milhões). Com a compra, a CCR entra no ramo da inspeção veicular, um negócio que deve render R$ 137 milhões (US$ 59,6 milhões) à companhia apenas na capital paulista, em 2009. A quantia equivale apenas aos 42% dos veículos licenciados na cidade que já são obrigados a fazer a inspeção na cidade. Eles somam 2,6 milhões de licenciados entre carros movidos a gasolina, álcool e gás fabricados entre 2003 e 2008, motos e automóveis a diesel. Os motoristas que fazem a vistoria recebem de volta a taxa de R$ 52,73 (US$ 22,93) pela prefeitura, que paga à Controlar pelo serviço. Essa prática deverá ser estendida a outros Estados, aumentando a perspectiva de receita da CCR, que prestará o serviço caso vença a licitação. A Controlar pertence à empresa BR Inspeções, controlada pela CS Participações, do engenheiro Carlos Suárez, ex-sócio da construtora OAS. Foi criada especificamente para a implantação e a operação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso na cidade. De acordo com o fato relevante, publicado ontem na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a compra foi realizada pela CPC (Companhia de Participações em Concessões) e pela BPE (Brisa Participações e Empreendimentos Ltda.), controladas pela CCR. Pelo anúncio, a CPC ficará com 45% do capital social da Controlar (ou 50% das ações ordinárias), e a BPE, com 10% do capital social (100% das ações preferenciais). A BR Inspeções ficará com 45% do capital social (ou 50% das ações preferenciais). Para a conclusão do processo, o contrato de compra e venda prevê o cumprimento de diversos precedentes para que a operação seja finalizada, entre eles a obtenção de autorização da prefeitura.