17/02/21 11h14

Centro da TAM completa 20 anos em São Carlos

Empresa gera cerca de 1.000 empregos diretos e é uma das mais importantes de São Carlos e região

Jornal Primeira Página

A implantação do centro de manutenção da então TAM e a geração do setor aeroviário de São Carlos completaram 20 anos. No dia 5 de fevereiro de 2001, a TAM Linhas Aéreas inaugurou uma unidade de manutenção de aeronaves em São Carlos, na área que abrigava a antiga fábrica da CBT (Companhia Brasileira de Tratores). 

A antiga montadora de tratores faliu em 1995 e não pagou seus funcionários. Ajudados pela Justiça e organizados numa cooperativa eles se apossaram dos bens do grupo empresarial e realizaram a venda para a TAM. 

Em 2012, a brasileira TAM anunciou seu processo de fusão com a LAN do Chile, criando a LATAM Airlines Group, considerada a maior linha aérea da América Latina. 

A fusão, anunciada em 2010, uniu a TAM, a maior aerolínea brasileira com uma frota de 156 aviões de passageiros, e a LAN, a principal aerolínea chilena com 125 aviões de passageiros e 14 aeronaves de carga e que alcançou lucro de 320,2 milhões de dólares em 2011. 

Esta associação põe a LATAM Airlines entre os 10 maiores grupos de aerolíneas do mundo, com conexões de transporte para passageiros em cerca de 150 destinos em 22 países e serviços de carga para 169 destinos em 27 países, com uma frota de 310 aviões. 

O INÍCIO – O antigo dono da TAM, comandante Rolim Amaro, que faleceu num acidente de helicóptero anos depois e seu irmão, João Amaro, fundadores da TAM, tiveram a ideia de investir no local porque vislumbraram a oportunidade de aprimorar as instalações já existentes (como a pista de pouso e decolagem) para concentrar as atividades de manutenção das aeronaves da frota e ainda prestar serviços para demais empresas aéreas. 

Maior centro de manutenção de aviões comerciais da América Latina, o centro de manutenção, atual LATAM MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), ocupa uma área equivalente a 425 campos de futebol, na qual mais de 220 jatos podem ser revisados anualmente. 

Após o alfandegamento de duas áreas do Aeroporto Mário Pereira Lopes, o centro de manutenção tornou-se mais competitivo internacionalmente. Ele concentra 24 oficinais, nas quais os técnicos executam trabalhos que envolvem alta tecnologia, como reparo, revisão e teste de componentes de eletrônica, hidráulica, trem de pouso, pneumática, reversores, entre outros. 

O Centro tem autorização para fazer manutenções completas dos aviões da LATAM e de aviões de outras companhias, inclusive o Airbus A319 utilizado pela Presidência da República. Em 14 de outubro de 2020 um A350 de prefixo PR-XTK da LATAM, pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de São Carlos. 

fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/centro-da-tam-completa-20-anos-em-sao-carlos/