Centro de Distribuição da Suzano começa a funcionar oficialmente em Americana
Unidade, que foi montada na antiga estrutura da Têxtil Tabacow, já opera desde abril e teve investimento de R$ 39 milhões
LiberalA produtora de celulose Suzano vai inaugurar oficialmente nesta terça-feira (13) o seu novo CD (Centro de Distribuição), na Avenida Afonso Pansan, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Americana.
A unidade, que foi montada na antiga estrutura da Têxtil Tabacow, já está funcionando desde abril deste ano e gerou 100 empregos direitos e indiretos.
Com investimento de R$ 39 milhões, o centro conta com área total de 82 mil m², armazém com 30 mil m² e 16 docas.
O local tem capacidade para estocar aproximadamente 24 mil toneladas de papel por mês, o que deverá dar agilidade para a entrega de produtos e ampliar a capacidade logística em relação ao CD de Campinas, que será fechado.
“Uma fábrica tão dinâmica como a de Limeira, com tantos produtos novos, precisava de um armazém para atender. É uma questão de agilidade, flexibilidade. No lugar onde estávamos não tinha isso e nesse CD de Americana vamos conseguir. Dá para contar com essa operação para qualquer tipo de situação”, comentou Davi Fabrício Teixeira, gerente executivo de Logística da Suzano.
A partir deste local, serão enviadas cargas de vários tipos de papéis tanto para o Brasil quanto outros países.
Visita
O LIBERAL visitou a unidade nesta segunda (12) e constatou que o armazém teve o telhado e o piso reformados, e o prédio administrativo revitalizado.
A ausência de pilares e colunas dentro do galpão permite maior eficiência das empilhadeiras e o espaço pode ser trabalhado conforme a necessidade da companhia. Além disso, as docas e um novo pátio de manobras vão facilitar o carregamento de caminhões de diferentes tamanhos.
“Aqui estamos próximos à unidade de Limeira, não vamos pagar pedágio e nem passar por contratempos, como acidentes na pista para chegar com os produtos em Campinas. A localização é estratégica porque está à beira da Anhanguera”, destacou Davi.
O gerente ainda apontou que o novo CD vai aproximar a empresa com a cidade de Americana. Isso também foi ressaltado pelo prefeito Chico Sardelli (PL).
“É uma entrega que reforça nossa posição como polo logístico regional e confirma que o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada gera resultados”, afirmou.
O novo centro não gerará resíduos para aterros e foi equipado com mecanismos sustentáveis, como sistema de captação de água da chuva, fontes renováveis de energia e equipamentos e caminhões elétricos.
O local será gerido em parceria com a empresa Imediato Nexway, que ficará responsável pela movimentação interna (empilhadeira, contêiner) e tem 40 anos de mercado.
Mesmo com reformas, estrutura preserva história do local
Quem passa pela Avenida Afonso Pansan ou pela Rodovia Anhanguera, em Americana, consegue ver de longe as estruturas que faziam parte do antigo parque industrial da Têxtil Tabacow.
Embora tenham sido reformadas para o novo CD da Suzano, visualmente não tiveram grandes mudanças: os tijolos são os mesmos e a fachada continua grande e chamativa.
Do lado de dentro, alguns setores administrativos que tinham paredes e pisos de mármore foram apenas revitalizados.
A história da área que agora abriga o CD da Suzano teve início em fevereiro de 1973.
Segundo a biografia “Abdo Najar: o tecelão do futuro”, de José Pedro Soares Martins, o falecido empresário e ex-prefeito do município comprou o local para construir uma fábrica de tapetes, carpetes e passadeiras.
Tudo estava sendo montado quando, em 1975, foi vendido para a Tabacow — fundada nos anos 1930, em São Paulo. A mudança para Americana só começou em 1997 e foi concluída em 2000.
Em setembro de 2015, a indústria fechou a unidade e deixou o prédio vazio, que agora será ocupado pela Suzano por pelo menos 10 anos.
“Trazer essa operação aqui é motivo de muita alegria, comoção. Todos na fábrica estão felizes de ter uma nova unidade da Suzano em Americana e em um prédio emblemático, que a gente pode trazer a história, reviver e honrar”, comentou Davi.